Meia Maratona Rotary Club de Toledo Sicredi mobiliza mais de 2 mil pessoas

Democratizar o acesso ao esporte, deixar o legado da busca pela saúde e pelo bem-estar, fomentar o turismo e a economia do município compõem a Meia Maratona Rotary Club de Toledo Sicredi. A prova aconteceu no último domingo (23) e nesta terça-feira (25) a prova é ainda comentada por quem pratica essa modalidade e quem superou os seus limites.

Em sua 21ª edição, a prova recebeu mais de 1,4 mil inscritos em todas as suas categorias. Apaixonados por corrida de diversos municípios dos estados, como Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Minas Gerais, entre outros estiveram presentes. A prova também teve a participação de atletas de outros países, como Paraguai e África do Sul.

De acordo com o coordenador da prova Arnaldo Roberto Martins, a Meia Maratona movimentou a cidade direta e indiretamente. “A prova foi um sucesso! Mais de duas mil pessoas estiveram – tranquilamente – envolvidas nessa competição”, afirma Martins ao complementar que 80% dos fornecedores para a prova foram de Toledo. “Nós decidimos centralizar os serviços no município. Uma maneira de prestigiar os nossos patrocinadores e uma forma do recurso financeiro ‘circular’ no município”.

A Meia Maratona, em Toledo, é uma prova certificada e auditada pela Confederação Brasileira de Atletismo e Permiti da Federação de Atletismo do Paraná e que ainda é realizada. Com o município, Rio de Janeiro também promove esse tipo de competição de maneira ininterrupta. Para garantir o sucesso, o envolvimento do Poder Público, empresários e grupos de corrida é fundamental.

“Nesta edição, a Meia Maratona também fez uma homenagem aos 70 anos de Toledo e a administração foi essencial para a promoção da prova. A equipe da Guarda Municipal foi importante para auxiliar no fluxo do trânsito. Nós conseguimos o bloqueio total do Parque Ecológico Diva Paim Barth e apoio nos cruzamentos considerados de maior perigo aos corredores”, ressalta Martins.

As crianças abrilhantaram a Meia Maratona – Foto: Graciela Souza

IMPORTÂNCIA – O presidente do Rotary Club de Toledo Fabrício Rios salienta que a Meia Maratona fomenta o esporte, a educação, a saúde, enfim, a participação de diversas entidades que apoiam a iniciativa. “O evento foi sucesso e nos deixa contente a participação dos nossos parceiros, dos apoiadores e da população em geral”,

Na oportunidade, Rios destaca que a Meia Maratona é um exemplo da atuação do clube a nível da cidade de Toledo, da macrorregião e até nível internacional. “A nível mundial, o Rotary fomenta diversas áreas, entre elas a saúde e a social. Nós apoiamos o Hospital Bom Jesus, a Casa de Maria, entre outras entidades. Um agradecimento especial a toda a família rotária do município e em especial aos componentes do Rotary Club de Toledo, que tornaram possível a realização desse evento”.

AVALIAÇÃO – A prova acabou a pouco, no entanto, a organização já formata a edição de 2023. “O Rotary Club de Toledo possui duas comissões permanentes e elas são alteradas de acordo com as necessidades. Nós avaliaremos as ações positivas, as necessidades e quais melhorias são necessárias para a próxima edição”, comenta o coordenador da prova.

Os patrocinadores e a administração municipal foram fundamentais para a realização da Meia Maratona e, sobretudo, a participação dos grupos de corrida de Toledo. “Posso afirmar que não conseguiríamos a quantidade de inscritos sem o auxílio de todos”, relata Martins.

Para a edição de 2023, a organização da Meia Maratona Rotary Club de Toledo tem como meta duplicar o número de corredores e ampliar a quantidade de empresários da cidade envolvidos nesta prova. “Nós temos muitos parceiros que estão conosco em todas as edições, esperamos mantê-los e conquistar novos”, pontua o coordenador da prova.

Dr. Torao, Ana Zottis e diversas outros atletas incentivam a corrida de rua – Foto: Divulgação

ESPORTE – O médico Dr. Torao Takada é um dos principais incentivadores da corrida de rua no município. Para ele, a realização dessa prova é essencial para a cidade. “É uma maneira de fomentar a prática de um exercício físico e aliado com uma alimentação balanceada resulta em uma boa qualidade de vida. Esse é o meu objetivo e sempre vou enfatizar essa condição”.

Das 21 edições da Meia Maratona Rotary Club de Toledo, a corredora da Associação Correr Toledo Ana Zottis esteve presente em 15 edições. Segundo ela, a prova tem um clima de magia. “É uma corrida especial. Uma oportunidade para conquistar novas amizades e fortalecer as já presentes em nossas vidas. É tudo tão lindo! A minha vontade é ver mais pessoas correndo e praticando atividade física. A corrida é essencial para mim e ela pode fazer a diferença para o outro”.

Ana salienta que sua missão, assim como do Dr. Torao e aos demais apaixonados por corrida é auxiliar e inspirar a prática de uma atividade física e, se possível, a corrida de rua. “Dr. Torao com toda a sua bagagem e experiência, nos inspira. Ele mantém a rotina de seus treinos e isso nos dá um ‘gatilho’ para seguir. A Meia Maratona é uma festa tão bonita, pois ela envolve família, crianças, amigos, enfim. Cada participante busca uma superação ou simplesmente amam correr. Isso é tão lindo e é o que move a nossa felicidade!”, finaliza Ana.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.