Mostra e Festival: ingressos para espetáculos começam a ser distribuídos na segunda-feira
Começa nesta segunda-feira (24), a distribuição gratuita dos ingressos para os interessados em prestigiar os espetáculos noturnos da 16ª Mostra de Circo Social e 9º Festival Nacional de Circo, que serão realizados em Toledo de 3 a 8 de novembro.
Durante o dia serão realizadas apresentações dos grupos inscritos, no Teatro Municipal, também com acesso livre, oficinas circenses para instrutores e integrantes de projetos sociais. A inscrição e seleção dos participantes deverá ser feita pelos grupos sociais, que já receberam todas as orientações, explica o coordenador do projeto Circo da Alegria e também da Mostra e Festival, Dado Guerra.
Segundo ele, a Mostra, no Teatro Municipal, terá casa cheia em todas as sessões. Ainda restam alguns espaços nos dias 4 e 8 de novembro, que poderão ser preenchidas por estudantes, outros grupos interessados e público em geral. Alunos de várias escolas públicas já tem a sua participação confirmada. Serão realizadas sessões dos grupos sociais de circo de Toledo e da região, no Teatro Municipal, no dia 4, às 9h; e nos dias 7 e 8 de novembro, às 9h e às 14h.
O mesmo deverá ser feito com relação aos espetáculos noturnos no Teatro de Toledo. Para melhor controle da ocupação, serão distribuídos ingressos. Eles poderão ser retirados a partir de segunda-feira, 24, no Circo da Alegria, na Casa da Cultura e no Teatro Municipal. “Somente pedimos que quem retirar o ingresso realmente prestigie ou dê para outra pessoa interessada em ir, caso contrário estará tirando o lugar de outra pessoa que desejaria participar, mas não conseguiu ingresso”, explica ele.
A programação noturna da 16ª Mostra de Circo Social e 9º Festival Nacional de Circo abre no dia 3 com o espetáculo Conexão, do grupo Tangará, de Londrina. O novo espetáculo do grupo estreou em outubro do ano passado, mas os primeiros encontros para discutir a proposta foram antes do início da pandemia. Os artistas se propuseram a enfrentar um novo desafio de trabalhar o ser humano, isolado socialmente por conta da pandemia, e gerar novas conexões. A pandemia alterou a vida de todos e os artistas tiveram que conviver com a falta de eventos, o distanciamento social, entre outros fatores. No espetáculo, os artistas trazem ao palco um pouco dos bastidores, na busca de uma maior conexão com as pessoas.
Na sexta-feira, 4 de novembro, às 20h, é a vez do Corpo Circense Basileu França, de Goiânia, com o show Cartolagem. No show, o mestre de cerimônias tenta apresentar um espetáculo de variedades. Enquanto entretém o público, os artistas brincam com ele, pegam a sua cartola e iniciam uma grande e divertida confusão. O nome do show faz uma brincadeira com as palavras Cartola e Malandragem, um jogo cênico com acrobacias, contorcionismo, malabarismo, equilibrismo, trapézio e lira.
O encerramento, dia 8, será com o espetáculo Super Tosco, com o grupo Rosa dos Ventos de Presidente Prudente. A trama do espetáculo é feita por palhaços que com suas histórias e números vão achar uma outra forma de heroísmo que não a tosca. A grandiosidade do espetáculo – por isso o Super – aparece em espantosas acrobacias, habilidades, números de equilíbrio, música ao vivo, banda atrapalhada, e assim por diante, levando o público a se divertir do começo ao fim.
Todos os espetáculos serão às 20h, no Teatro Municipal. A programação vai contar ainda com espetáculos ao livre no Parque Ecológico Diva Paim Barth e do Povo, no final de semana, nos dias 5 e 6, e apresentações ao longo da semana no picadeiro do Circo da Alegria.
A 16ª edição da Mostra de Circo Social e o 9º Festival Nacional de Circo é uma realização do Circo da Alegria, Circo Ático, cozinha social, escola municipal Anita Garibaldi, prefeitura de Toledo, secretaria de Cultura, Secretaria de Educação e setor de Comunicação. A programação integra as comemorações do aniversário de 70 anos de Toledo e 30 anos do Circo da Alegria.
TOLEDO