Motivação para criar uma startup é tema de painel no Inovameat Toledo
Entre os diversos eventos do Inovameat Toledo está o painel com o tema “Inovação e Transformação nos Negócios, o que motiva desenvolver uma startup”, que terá a participação de especialistas de destaque na área.
Maior evento de proteína animal do Paraná, o Inovameat acontece nos dias 1, 2 e 3 de abril de 2024, em Toledo. A expectativa é reunir participantes e palestrantes de diversas localidades abordando temas ligados à cadeia produtiva de suínos, aves, peixes e leite.
Um dos palestrantes é o engenheiro eletrônico Marcelo Hickmann, fundador da Pigma Desenvolvimentos e professor no curso de Ciência e Tecnologia do Biopark. “O foco da palestra é a inovação e o que me motivou a abrir minha startup. Quero apresentar um pouco sobre como a inovação pode ser sentida na indústria e no setor”, explica ele, que tem uma lista de soluções desenvolvidas para o agronegócio.
O primeiro projeto dele foi a Blueboz Zinpro, uma ferramenta de análise da casca do ovo que possibilita a melhoria da nutrição da galinha e, consequentemente, melhora dos pintainhos em quantidade e qualidade.
Na sequência, veio o desenvolvimento de uma cinta de massagem (automática) de porcas, por meio da qual é possível liberar ocitocina de forma natural e assim trazer todos os benefícios relacionados.
Pensando na indústria, o especialista cita dois exemplos bem claros de produtos desenvolvidos. Um deles é um dispositivo de identificação precoce de incêndio em secadores de grãos, onde utiliza-se a inteligência artificial para interpretar diversos dados e ajudar o operador a identificar focos de incêndio.
O outro é um relógio industrial com sincronização ao relógio de ponto. Ele é preparado para o ambiente industrial e sincroniza de forma automática o horário, evitando assim problemas de gestão de tempo na linha produtiva.
“As startups trazem um olhar muitas vezes diferente das grandes empresas e conseguem dentro da sua estrutura uma adaptação muito rápida de tecnologia, de movimentos estratégicos e até mudança de foco”, afirma Hickmann.
Também participa do painel sobre startups a palestrante Odete Barros, CEO da Sysagro, empresa que monitora as ações dos produtores de aves dentro do manejo pré-abate.
TOLEDO