Município de Guaíra recebe espaço para lazer e preservação ambiental
Em evento no município, na quinta-feira (16), o governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou investimento de cerca de R$ 72 milhões na cidade de Guaíra e inaugurou, com a presença do secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, o mais novo parque urbano no Estado, o Parque do Lago, com 50 mil metros quadrados.
O Parque do Lago foi o terceiro inaugurado dentro do programa Parques Urbanos, desenvolvido pelo Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest). As obras de Araruna e Maringá já foram finalizadas. São quase 50 em obras em todo o Paraná.
A realidade desse local em Guaíra era muito diferente do cenário atual. A vegetação alta e o calçamento deteriorado dificultavam o uso dos moradores na região bem na entrada da cidade. A área era usada como depósito de lixo. No lago, ponto central do parque, não havia mais vida. Com o passar dos anos a superfície ficou coberta de algas, o que impediam a entrada de luz natural. A ponte pênsil que levava à ilha no meio do lago oferecia risco aos frequentadores por causa das más condições do madeiramento da base, que em alguns pontos sequer existia.
Com a revitalização, a partir de um investimento de R$ 1,7 milhão do Estado, o lago ganhou novos contornos e ficou mais amplo, com uma pista de caminhada. Mudas de ipês, jacarandás e palmeiras foram plantados em diversos pontos. O local ganhou um novo letreiro do município, além de um parque de diversão, uma península para observação dos peixes, iluminação com LED. O estacionamento do local também foi refeito.
“Lazer é uma necessidade da população, ter um ambiente onde a família pode interagir, fazer sua caminhada, andar de bicicleta, ter um parquinho para as crianças. Esse parque ficou muito bonito, certamente vai atrair visitantes de outras cidades”, disse o governador.
O secretário Márcio Nunes destacou a escolha do local pela presença de fontes naturais. “Além de ficarmos na preservação do meio ambiente e na qualidade da água, tornamos esse parque num ponto turístico da cidade”, afirmou.
GUAÍRA
Comentários estão fechados.