Mutirões de especialidades e exames reduzem filas na saúde em Maripá
A redução de filas de espera para consultas com especialistas e exames é um dos maiores desafios da área da saúde em todos os municípios. Com a pandemia, houve a redução no número de atendimentos nestes casos, o que ocasionou um acúmulo ainda maior. Para acelerar o atendimento aos pacientes que aguardam pelas vagas, a Secretaria de Saúde de Maripá está realizando mutirões com foco nas especialidades que apresentam maior demanda.
O eletrocardiograma, usado para a avaliação da atividade elétrica do coração, é um deles. Até o início de março, a fila para este exame era de 83 pacientes, 34 deles realizaram o exame no último dia 5 e outros 34 estão com o agendamento confirmado para o próximo dia 2. Para o atendimento dos pacientes restantes, o Município aguarda a disponibilidade do profissional.
Segundo a secretária de Saúde, Marguid Maas Lerner, o objetivo é ampliar os mutirões para as outras demandas, gradativamente. “Nosso foco este ano é reduzir as filas em todas as especialidades. Para isso, estamos fazendo um planejamento tanto orçamentário, quanto de organização junto à agenda dos profissionais, pois dependemos da disponibilidade deles para atender o número de pacientes que temos”, pontua a secretária.
Outra especialidade que apresenta uma lista de espera considerável é a de oftalmologista. Hoje, 79 pessoas estão aguardando pela consulta, 30 delas agendadas para serem atendidos nos próximos dias, na Clínica da Visão de Assis Chateaubriand, sendo o transporte realizado pela Secretaria de Saúde.
MARIPÁ