Necto entrega prêmios da 4ª Feira de Ciências de Toledo

O Núcleo de Ensino em Ciências de Toledo (Necto), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), do campus de Toledo, realizou a entrega dos prêmios da 4ª Feira de Ciências de Toledo (Feci-Too). Foram concedidos prêmios a duas categorias diferentes (categoria 1: Ensino Fundamental II e categoria 2: Ensino Médio).

Na categoria 1, o estudante do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, Pedro Guilherme dos Reis ganhou o primeiro prêmio e o destaque com o trabalho “Plástico Biodegradável à Base de Microalgas: uma alternativa aos plásticos convencionais”.

O segundo lugar ficou com Gabriela Vitória Vorpagel, com o projeto “Influência de Extratos Vegetais no Desenvolvimento In Vitro do Fungo Causador do Tombamento da Soja – Fase II”.

O terceiro lugar ficou com Eduardo Henrique Kozik, com o trabalho “Avaliação de Reprodução de Scendesmus SP em Meio de Cultivo a Partir de Resíduos de Cervejaria”.

Na Categoria 2, o primeiro lugar ficou com Gabriela Eduarda Belotto, com o trabalho “Fungicultura: uma alternativa para a produção de alimentos”.

O segundo lugar foi de Alisson Rodrigo Klauck, com o projeto “Hovenia Dulcis: uma alternativa no controle da antracnose na produção de tomate – Fase 3”;

A terceira colocada foi Isabelle Wunsh dos Reis, que apresentou o trabalho “Avaliação de diferentes concentrações de carvão ativado na neutralização de químicos em colméias”.

O projeto destaque ficou com Gabrieli Monique Campos com o trabalho “Avaliação do Efeito do Biofilme Comestível à Base de Plânctons ou Diferentes Amidos Associados ou não à refrigeração na Conservação de Vegetais”; todos os vencedores foram do Colégio Jardim Porto Alegre.

AVALIAÇÃO – A coordenadora da Feci-Too, Silvia Zamberlan Costa Beber, avalia a Feira como um sucesso. “Os estudantes apresentaram trabalhos de alto nível. Foi difícil avaliar, depois, para conceder a premiação. Foi uma disputa bastante acirrada entre os participantes. Mas acho que atingimos o objetivo, que é desenvolver a Feira, fazer os estudantes trazerem os seus trabalhos, a visitação da comunidade e dos pais e parentes dos estudantes que vieram participar”, avalia.

O chefe do Núcleo Regional de Educação de Toledo, José Carlos Guimarães, avalia que o maior ganho da Feci-Too é a integração que ocorre entre a escola e a Universidade. “Esses eventos servem para trazer o aluno de escola pública para dentro da universidade pública, e vejo isso de forma positiva, até como forma do estudante enxergar que lá na frente, ele pode estar estudando como aluno, desenvolvendo uma área de pesquisa dentro da Universidade”, explica.

O vencedor da categoria 1, Pedro Guilherme dos Reis, estudante do Colégio Jardim Porto Alegre, se emocionou ao vencer em sua categoria e levar o prêmio Destaque na Feira de Ciências. “A gente sempre vai lá, faz o projeto, se machuca tentando, vai lá fazer e, quando é reconhecido a gente chega a ficar emocionado. Não tenho nem palavras para descrever”, disse.

A Feci-Too é realizada pelo Necto com o apoio da direção do campus de Toledo e da reitoria da Unioeste, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), da Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação Araucária, do Núcleo Regional de Educação e da Secretaria Municipal de Educação de Toledo.

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.