Noite Típica Italiana celebra a tradição e a cultura da comunidade

As comidas típicas da Itália conquistaram o coração e o paladar dos brasileiros e do mundo. De maneira geral, a população gosta de pelo menos um prato italiano, como o macarrão. Mas nem só de massa vive a culinária italiana, ela se estende a muitos outros pratos deliciosos. Essas receitas podem ser apreciadas e degustadas na Noite Típica Italiana, na comunidade da Linha Tapuí.

O presidente da comunidade da Linha Tapuí Giovani Massola explica que o evento é considerado relevante à comunidade, ao município e à região. “A Noite Típica Italiana já faz parte do calendário gastronômico de Toledo e proporciona aos participantes a oportunidade de saborear pratos italianos excepcionais e desfrutar da rica tradição e cultura italiana”.

Massola complementa que a festividade também promove o engajamento e a participação ativa da comunidade, fortalecendo o apoio e a união entre os membros. Para a comunidade, o evento é ainda mais especial, pois contamos com uma excelente estrutura que oferece espaços para confraternizações de amizade e comemorações, como casamentos e aniversários, em nosso amplo salão de festas”.

Ele cita que a comunidade possui dois campos de futebol para a prática de esportes, uma charmosa Igreja para celebrações religiosas e um centro catequético. “Todos esses espaços demandam constante manutenção e ampliação. Com isso, o recurso financeiro arrecadado no Jantar Italiano é fundamental para viabilizar as melhorias nos espaços”, explica Massola ao convidar a sociedade para prestigiar o evento. “Venham participar desta noite memorável e celebrar a cultura italiana conosco!”.

ORGANIZAÇÃO

Segundo um dos voluntários do evento Vilmar Covatti, os trabalhos começaram há mais de 30 dias com limpezas e pinturas no local do evento. Ele relata que o tortei, o radicci cotti e as massas foram produzidas no último sábado (20). “A nossa comunidade é considerada pequena, mas todas as pessoas participam dos trabalhos de maneira direta. Aproximadamente 30 pessoas estão envolvidas na organização, mais os colaboradores de Toledo (sede)”.

A Noite Típica Italiana da Linha Tapuí deve reunir aproximadamente 500 pessoas. “Nesta semana, os preparativos seguem. Uma das atividades é decorar todo o local da festa”, afirma Covatti. Ele revela que alguns trabalhos de cozinha começam nesta sexta-feira (26). “Tudo está sendo feito com muita dedicação e amor. Nós queremos agradar a todos que participarem deste evento, que é uma das melhores festas gastronômicas do município de Toledo”, destaca.

PROGRAMAÇÃO

A 19ª edição da festa acontece neste sábado (27). A tradicional missa italiana está marcada para às 18h e será ministrada por Dom Anuar Battisti. Após a celebração, às 19h, acontece a recepção, com aperitivos, salames, morcilia, queijos e pães.

O Jantar Típico Italiano está programado para ser servido às 20h. Radicci com bacon, espaguete, polenta, lasanha, tortéi, fortaia, radicci cotti, carne de porco e frango, pães e cucas são os pratos que compõem a Noite Típica Italiana da comunidade.

Após o Jantar, o Grupo Passiones, do município de Serafina Corrêa, do Rio Grande do Sul, é o responsável por animar o baile, previsto para iniciar às 22h. Por volta das 23h50, será servido Brodo e realizado o sorteio de brindes.

O investimento para participar do evento gastronômico é de R$ 120 para adulto e criança de sete a 12 anos paga R$ 60. Os convites podem ser adquiridos na Livraria Arco-Íris, localizada no pátio da Catedral Cristo Rei. A realização da Noite Típica Italiana é da Associação de Moradores e Amigos da Linha Tapuí, com o apoio da Prefeitura de Toledo e de parceiros.

Da Redação

TOLEDO

História

A Comunidade de Linha Tapui foi fundada por colonizadores filhos e netos de imigrantes Italianos e as festas sempre foram bem marcantes. Além dos famosos churrascos começou-se a fazer sopa de agnolini no inverno, e então decidiu-se fazer a Noite Típica Italiana, que se tornou tradicional e constante no calendário de Toledo.

A Capela Santo Antônio da Linha Tapui teve sua fundação com a chegada dos primeiros colonizadores Pergentino e Itália Covatti em 1951, oriundos do Rio Grande do Sul. Na sequência chegaram outros membros da Família Covatti e as famílias Bell’Aver, Primão, Marchioro, Ferrari, Sandi, Lisbinski, Cavazin, Klasmann, dentre outras na sequência.

De 1953 a 1963 estes pioneiros, todos juntos em carroça de bois, iam participar das celebrações realizadas na Capela vizinha de São Francisco. Construíram a primeira igreja de madeira em 1962 num terreno doado por Geraldino Covatti e em 13 de junho de 1963 foi rezada a primeira missa pelo Pe. Santo Belizzer.

Também foi construído um barracão de madeira onde eram realizadas as famosas festas da comunidade, casamentos, reuniões e confraternizações. Além das festas, o futebol sempre foi marcante na comunidade, e vários torneios foram realizados, sendo que o campo de futebol está em pleno funcionamento.

A escola também foi construída em madeira com o esforço da comunidade sendo o primeiro professor o Sr. Leonildo Primão, que começou a ensinar o “Beabá” para as crianças da comunidade em 1962. Em 1974 foi construída nova escola em alvenaria pela Prefeitura Municipal de Toledo que assumiu a Educação Básica.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.