Nos EUA, furacão Ida traz destruição a Nova York e deixa mortos
O prefeito Bill de Blasio declarou estado de emergência, pouco antes das 23h30 de quarta-feira, 1º, dizendo que a cidade de Nova York estava “enfrentando um evento climático histórico” com “chuvas recordes em toda a cidade, enchentes brutais e condições perigosas em nossas estradas”. Ele alertou aos nova-iorquinos: “fiquem dentro de casa”.
A governadora de Nova York, Kathy Hochul, e o governador de Nova Jersey, Phil Murphy, também declararam estado de emergência por causa da tempestade tropical, que atingiu os Estados Unidos como um furacão de categoria 4 no domingo (29), exatos 16 anos após o Katrina.
Com ventos de 230 km/h, o Ida foi o 5º furacão mais forte da história a atingir o continente, segundo a agência de notícias Associated Press, e no começo da semana causou estragos e mortes na Louisiana, no Mississippi e no Alabama.
Pouco antes da 1h desta quinta-feira, a cidade emitiu uma proibição de viagens, em vigor até as 5h. “Todos os veículos não emergenciais devem estar fora das ruas e rodovias de Nova York”, disse o escritório de gerenciamento de emergência no Twitter. Uma estrada que atravessa o Central Park estava pontilhada de carros que foram abandonados depois de ficarem presos nas enchentes.
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o volume impressionante de água que atingiu o metrô de Nova York.
A Autoridade de Transporte Metropolitano avisou os clientes em um alerta por e-mail, na noite de quarta-feira: “O serviço de trem é extremamente limitado, se não mesmo suspenso, por causa das fortes chuvas e inundações em toda a região”. O site do sistema mostrou que o serviço foi suspenso em mais de 18 linhas de metrô da cidade.
Todo o serviço ferroviário de Nova Jersey, com exceção da linha de Atlantic City, foi suspenso, disse o New Jersey Transit. O tráfego aéreo também foi suspenso na região.
Estragos em NY
A tormenta já provocou inundações em Nova York e interrompeu o funcionamento de quase todas as linhas do metrô. Algumas estradas estão intransitáveis e há alertas de tornados na região. Os tornados gerados pela tempestade atingiram partes da Pensilvânia e de Nova Jersey. Ao menos nove casas foram destruídas em Mullica Hill, Nova Jersey, segundo a rede de televisão NBC10. O Aeroporto Newark Liberty, de Nova Jersey, suspendeu alguns voos devido a inundações em seu complexo. (Com agências internacionais).
Comentários estão fechados.