Nova trincheira na BR-277 afeta o trânsito em Guarapuava a partir de 15 de outubro

O trevo de acesso ao bairro Vila Carli na BR-277, em Guarapuava, será bloqueado a partir de 15 de outubro para início dos trabalhos de execução de uma nova trincheira e rotatória no local. A obra integra a duplicação da rodovia em andamento, um investimento de R$ 77.656.994,96 do Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), que vai trazer mais segurança e conforto aos habitantes do município e aos usuários da rodovia federal.

Serão colocadas barreiras de concreto New Jersey nos acessos ao bairro e nos acessos ao trevo, sem alterar o tráfego na pista central da rodovia. As mudanças serão acompanhadas de sinalização temporária orientando e alertando os usuários, que devem seguir com cautela redobrada em locais com obras em andamento.

Quem costuma acessar a BR-277 pela avenida Professor Pedro Carli (ligação direta com o trevo) deverá passar a utilizar a Rua Humaitá, que faz conexão com a marginal esquerda da rodovia, para seguir no sentido Curitiba, ou até o viaduto no entroncamento com a PRC-466, para seguir até o Bairro Industrial de Guarapuava.

Quem utiliza a Rua Mário Virmond para acessar a BR-277 sentido Curitiba ou o Bairro Vila Carli, pelo trevo, deverá utilizar o viaduto da PRC-466 para ambas as situações. A recomendação é seguir pela Rua Mário Virmond até a Rua Alcindo de Matos (marginal direita da rodovia), virar à esquerda na Rua José Zampieri Filho e daí à direita na Rua Vereador Sebastião de Camargo, seguindo reto até a PRC-466.

“Agradecemos a compreensão dos moradores de Guarapuava durante esse período de obras. Será um pouco mais trabalhoso o acesso à rodovia nos próximos meses, mas o resultado final vai trazer mais segurança aos motoristas e acabar com os numerosos acidentes que ocorrem nesse trevo”, explica o engenheiro do DER/PR, Vanderlei Zanella, fiscal da obra.

OBRA – A obra de duplicação da BR-277 em Guarapuava prevê serviços em ambos sentidos da rodovia, do quilômetro 345,2 ao quilômetro 349,1, resultando em duas pistas de rolamento com 7,20 metros de largura em cada sentido (duas faixas de tráfego com 3,60 metros), com faixas de segurança de 60 centímetros ao centro, onde serão implantadas barreiras de concreto New Jersey, e acostamentos externos de 2,50 metros.

A via central terá velocidade máxima de 80 km/h. Serão implantadas também uma via marginal direita e uma marginal esquerda, com velocidade máxima de 40 km/h.

Além da nova trincheira na Avenida Professor Pedro Carli, a obra contempla uma trincheira entre a Rua João Fortkamp e a Rua Campo Grande; a duplicação do viaduto no entroncamento com a PRC-466 e, ainda, a adequação de suas alças de acesso; três pontes no km 345,5; uma trincheira para acesso ao aeroporto municipal; uma passarela no km 349,3 e outra no km 345; e a implantação de iluminação pública em uma extensão de 12,2 quilômetros.

Os trabalhos começaram em março deste ano e devem prosseguir até setembro de 2022.

Veja as duas sugestões de rotas:

Foto: DER/PR
Foto: DER/PR

Da AEN

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