Novo Aterro Sanitário Municipal passa a funcionar

0 16

Entrou em operação o novo Aterro Sanitário Municipal de Toledo. Os trabalhos iniciaram oficialmente na manhã de quinta-feira (4). O ato foi marcado com uma solenidade que contou com a presença de autoridades e lideranças locais.  O início das operações representa um passo importante para a correta destinação do lixo que é gerado em Toledo.

Foram dois anos de trabalhos para que a nova célula, com 12.199 metros quadrados, estivesse pronta para entrar em operação. Os investimentos foram de aproximadamente R$ 15 milhões – recursos próprios do município. A projeção é que a célula tenha vida útil de cinco anos.

“Que dia!”, destaca o secretário do Meio Ambiente, Junior Henrique Pinto. “Iniciamos a operação da célula, é uma operação ambientalmente adequada, estamos de acordo com o IAT e o Governo do Estado”, cita ao salientar que todo o processo licitatório foi iniciado do zero.

Segundo o secretário, com o início das operações, o município se consolida ainda mais como referência. “Toledo é referência no Paraná e no Brasil na destinação de resíduos e não apenas domiciliar, mas os outros também, já fomos os primeiro em logística reserva para alguns itens. Agradeço a participação de todos os envolvidos e a liberdade para que pudesse juntos contribuir com isso, com algo que mude a vida das pessoas”, reforça.

 

TRAMITAÇÃO LEGAL – Na segunda quinzena de junho, o Instituto Água e Terra (IAT) de Toledo concedeu a licença de operação da primeira etapa. A vida útil da célula é de aproximadamente quatro anos e oito meses. Após o cumprimento desta fase, haverá ainda outras seis para que toda área do entorno possa ser utilizada. A previsão é que o processo licitatório para as obras da próxima etapa aconteça em 2025.

O chefe do IAT de Toledo, Luiz Henrique Fiorucci, também celebrou o início das operações do novo Aterro Sanitário. Conforme ele, até chegar a conclusão do processo foi trilhado um longo caminho que contou com o apoio e trabalho de diversas mãos.

“O licenciamento é difícil. O processo foi iniciado em 2016, trocou gestão até conseguirmos concluir”, afirma Fiorucci ao reforçar o empenho dos envolvidos. “Agora, vamos contribuir para separar o lixo, todos têm que colaborar para ter mais anos de vida útil”.

 

AVANÇO NA DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS – O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, salienta a importância da atuação de todos os envolvidos e apoio das secretarias. Ele reforçou que o novo Aterro Sanitário Municipal é uma conquista que foi o resultado de todo um esforço coletivo.

“Esse é o ápice do manejo dos resíduos. Colocamos ciência aqui com o processo acadêmico e científico, com embasamento para dar mais vida útil e assim construir um novo conceito na sociedade; daqui duas décadas teremos esse conceito novo”, conclui.

 

Da Redação

TOLEDO

 

Deixe um comentário