Novo Ensino Médio será implantado nos colégios do NRE de Toledo

Os estudantes que ingressarem neste ano no ensino médio vão se deparar com uma novidade. Passa a valer a partir de 2022 o Novo Ensino Médio, aprovado pela Lei nº 13.415/2017 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio. Com as alterações, o tempo mínimo do estudante na escola foi ampliado de 800 horas para mil horas anuais e foi definida uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.

A mudança tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade à todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade. A implantação será gradativa. Em 2022 são as turmas do primeiro ano do ensino médio de 42 colégios do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo que iniciam o ano letivo de 2022 dentro do novo sistema.

Depois do período de adaptação, o chefe do NRE José Carlos Guimarães comenta que há boas expectativas para o Novo Ensino Médio porque o aluno passará mais tempo na escola e com maior oportunidade de aprendizado. “Ele poderá fazer um curso técnico que possibilitará uma oportunidade de trabalho no futuro, será mais bem preparado para o Enem e o vestibular. Será um ganho na qualidade do ensino”.

IMPACTOS – O Novo Ensino Médio é um projeto antigo do Governo Federal. Guimarães pontua que a implantação era para ter ocorrido em 2020, mas devido a pandemia foi prorrogado. Para a implantação do novo sistema, ele conta que o ponto que gerou mais dúvidas foi com relação ao transporte escolar.

Com o Novo Ensino Médio as escolas terão que expandir o tempo dedicado ao ensino médio. O tempo de aula que era de, em média, quatro horas por dia, passará a ser cinco horas por dia. Com isso, no final do ano, o aluno terá cumprido mil horas letivas anuais, um aumento de 200 horas em comparação com o modelo anterior.

O aumento na carga horário e no tempo que o aluno do ensino médio passará no colégio conflita com o horário de saída das turmas de 6º ao 9º. Com isso, o transporte escolar teria que esperar até o encerramento das aulas da turma do ensino médio (EM) para levar todos os alunos.

“Isso acabou gerando um desconforto para os municípios que disponibilizam o transporte escolar. Foi uma negociação um pouco demorada e foi criada uma rota adicional para os alunos do EM que terão a 6ª aula. O Estado vai arcar com essa despesa integralmente e os municípios terão a responsabilidade de disponibilizar os veículos”, explica

ENSINO – Com o Novo Ensino Médio a etapa de ensino será integrada a cursos técnicos que farão o aluno deixar o ensino médio com um diploma de uma área específica. Outra mudança é a grade curricular. As disciplinas passarão a ser áreas do conhecimento, modelo já conhecido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares, como: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas.

No Novo Ensino Médio serão implantados os itinerários formativos que são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no ensino médio. Os itinerários formativos podem se aprofundar nos conhecimentos de uma área do conhecimento e da formação técnica e profissional (FTP) ou mesmo nos conhecimentos de duas ou mais áreas e da FTP. As redes de ensino terão autonomia para definir quais os itinerários formativos irão ofertar, considerando um processo que envolva a participação de toda a comunidade escolar.

“É uma preparação para o aluno despertar qual a área de trabalho que ele mais gosta e se identifica e, poderá se preparar para o futuro. Na formação técnicas os alunos do Paraná poderão escolher entre Administração, Agronegócio e Programação. A escolha dos cursos poderá ser alterada futuramente”, pontua Guimarães.

O chefe do Núcleo explica que a escolha dos cursos técnicos é baseada na demanda de mercado atualmente. “As empresas procuram profissionais que entendam dessa áreas e a Secretaria de Educação e Esportes (Seed-PR) atende essa demanda agora. Em outro momento, poderão ser outros cursos de acordo com a procura do mercado”, cita ao complementar que os colégios cívico-militares agora poderão ter os cursos técnicos.

Mais uma novidade que passa a integrar o ensino médio em 2022 é o chamado “projeto de vida”. Durante as aulas do Projeto de Vida, o estudante vai desenvolver habilidades e receber apoio para pensar sobre seus sonhos e objetivos. Dessa maneira, ele estará mais preparado para optar por um itinerário formativo e planejar seus próximos passos nas vidas acadêmica e profissional.

IMPLANTAÇÃO – Ao longo do ano de 2021, a Secretaria de Educação e Esporte (Seed-PR) promoveu ações de formação para preparar os profissionais da educação para implementar o novo modelo. Entre novembro e dezembro, aconteceu o Seminário de Formação sobre o Novo Ensino Médio, destinado a professores. Já em setembro e outubro, houve uma série de oficinas presenciais de formação com os pedagogos. Os diretores, por sua vez, tiveram reuniões com a Seed-PR acerca do Novo Ensino Médio nos meses de agosto e setembro.

A Seed-PR também realizou consultas à comunidade, com o objetivo de receber contribuições e sugestões sobre o Novo Ensino Médio. Estudantes, pais, professores, funcionários de escolas e a comunidade em geral puderam ter acesso aos documentos que detalham a proposta e contribuir para o seu aperfeiçoamento. Houve uma consulta em fevereiro, a respeito do referencial curricular, e outra nos meses de outubro e novembro, a respeito do currículo do Novo Ensino Médio.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Assessoria

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