Novos conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente são empossados
Os integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) participaram, ontem (25), da reunião ordinária. Entre os diversos assuntos abordados, a posse dos novos conselheiros do órgão – gestão 2021-2023 e a escolha de cada representante para assumir os cargos de presidente e vice-presidente.
De acordo com a presidente – gestão 2019/2021 – Ivone Laguna, os sentimentos são de gratidão, missão cumprida, aprendizagem e superação. “Durante a gestão, os conselheiros realizaram várias ações em favor de políticas públicas para a garantia aos direitos de crianças e de adolescentes. No período, avançamos com as políticas públicas de prevenção, atendimento e promoção”.
Com relação a pandemia, Ivone destaca a superação diante das dificuldades ao enfrentamento a Covid-19 e para manter as ações no Conselho. “O trabalho terá sequência. A nova gestão terá uma pauta intensa, porém é gratificante deliberar pelo serviço de atendimento a criança e ao adolescente”, afirma.
NOVA GESTÃO – A eleição dos novos conselheiros que representam a sociedade civil aconteceu no dia 6 de agosto, com a participação da promotora de Justiça Dra. Katia Kruger. Ela acompanhou o processo de eleição das entidades, as quais já indicaram os representantes que irão compor o CMDCA nesta nova gestão.
Ao todo são sete entidades não-governamentais eleitas e elas indicaram dois representantes, sendo um titular e um suplente. Quanto às representações governamentais, o CMDCA enviou ofício ao prefeito Beto Lunitti e solicitou as indicações de representantes das Secretarias que atendem crianças e adolescentes, como Assistência Social e Proteção a Família, Cultura, Educação, Esporte e Lazer, Juventude, Políticas Públicas para Mulheres e Saúde.
O Conselho ainda é formado por representantes de entidades não-governamentais, como Ação Social São Vicente de Paulo, Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Toledo (APAE), Casa de Maria – Assistência a Criança e Adolescente, Centro Beneficente de Educação Infantil “Ledi Maas” – Lions, Centro Social e Educacional Aldeia Infantil Betesda e Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).
Após a posse dos conselheiros, Ivone menciona que o grupo elegeu Adriane Genari Dias, que faz parte da equipe da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, como presidente e a vice-presidente é Valéria Medeiros, representante do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).
DEMANDAS – Para Ivone, o trabalho da próxima gestão será desafiador e o órgão – como um todo – precisa avançar. Ela cita como exemplo a necessidade em elaborar políticas públicas com o envolvimento de todas as Secretarias. “Precisamos trabalhar unidos para atender as demandas diárias. Felizmente, os conselheiros sempre realizam os devidos encaminhamentos”.
Durante a reunião ordinária, Ivone apresentou as pendências prioritárias para a próxima gestão como a revisão e a aprovação do Regimento Interno do Conselho e dos Conselhos Tutelares; compor as Comissões de Trabalho Permanentes, Especiais e Transitórias e organizar a programação para o Lançamento da Campanha Legal.
A nova gestão também tem como demandas: emitir ofício circular para as Secretarias, as quais devem apresentar a LOA-2022 “Orçamento Criança”; promover capacitação aos conselheiros/as da nova gestão; analisar a convocação de Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, entre outras questões.
Da Redação
TOLEDO
Comentários estão fechados.