“O descanso não é apenas físico, mas também mental, social, sensorial e criativo”, destaca profissional
O período de férias pode ser aproveitado de várias maneiras e isso depende das necessidades, escolhas e condições de cada um. O fator em comum é que para restaurar as energias é preciso descansar. Estabelecer períodos que contemple o descaso de maneira geral é fundamental para manter e elevar a qualidade de vida.
“O descanso não é apenas físico, mas também mental, social, sensorial e criativo”, declara o psicólogo Silvio Vailão. “Para fazer com que o descanso venha a contemplar todas as áreas, se organizar e procurar descansar em todos os sentidos”.
O profissional explica que o descanso social exige estar próxima de pessoas que estimulam o alto astral e longe daquelas que ‘sugam’ as energias. Já descanso emocional – aquele tempo para rever as emoções – pode acontecer com terapia e o autoconhecimento; enquanto que o descanso espiritual está relacionado a conexão com forças maiores, com aquilo que cada um acredita. Em relação ao descanso sensorial é ficar longe das telas, do celular e de ambientes com muito barulho e ruído.
“É fundamental que cada um entenda porque é fundamental ter uma folga semanal, um período de férias, um tempo destinado para o descanso. Cada um sabe o que é melhor, o que é mais importante, o que é mais necessário”, especifica o profissional.
COMO DESCANSAR? – O ato de descansar pode envolver uma série de ações. Para alguns isso envolve dormir cedo, já para outros é aproveitar o tempo de sono para ler um livro. Vailão reforça que isso envolve autoconhecimento e muito particular.
“A dica é não negligenciar as oportunidades de descanso, pois, às vezes, a atividade envolve esforço físico como uma trilha, mas compensa pelo fato de poder contemplar a paisagem e ter contato com a natureza”, conclui.
Da Redação
TOLEDO