Capacitação do programa “O Esporte que Queremos” é realizada em Toledo
A Secretaria de Estado do Esporte (Sees) promoveu, nesta terça-feira (26), no Auditório Acary Oliveira, capacitação sobre o programa “O Esporte que Queremos”. Esta iniciativa, desenvolvida em parceria com o Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (Ipie), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), visa contribuir para o aprimoramento da gestão esportiva nos âmbitos estadual e municipal.
O objetivo do programa é incentivar as 399 prefeituras do Paraná a criarem Conselhos Municipais e Fundos Municipais para o Esporte, possibilitando repasses diretos do fundo estadual para os fundos municipais. A capacitação contou com a presença de gestores públicos da área desportiva de municípios pertencentes às áreas de abrangência dos escritórios regionais da Sees sediados em Cascavel, Foz do Iguaçu e Pato Branco.
Durante a manhã, foram apresentadas as políticas públicas do Governo do Paraná para o esporte, bem como os detalhes do programa “O Esporte que Queremos”. Os temas abordados incluíram a “Formação de Conselhos Municipais para o Esporte”, o “Financiamento via Fundo Municipal para o Esporte” e os “Projetos esportivos e documentos necessários para o repasse fundo a fundo”. No período da tarde, os participantes participaram de oficinas práticas para desenvolver os temas tratados pela manhã, promovendo um entendimento mais aprofundado e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
Abertura – Diversas lideranças do mundo desportivo regional e estadual marcaram presença na abertura do evento. Entre elas, o secretário de Esportes e Lazer de Toledo, Eudes Luis Dallanol, que representou o prefeito Beto Lunitti; o titular da Assessoria Técnica e Administrativa da Coordenação Geral dos Escritórios Regionais do Esporte, Sergio Correa de Melo, que falou em nome do secretário estadual do Esporte, Helio Renato Wirbiski, e do presidente da Paraná Esporte, Walmir da Silva Matos; e o coordenador-técnico do programa “O Esporte que Queremos”, Dilson Martins.
Este evento marca um passo significativo na promoção e desenvolvimento do esporte nos municípios do Paraná, fortalecendo a estrutura esportiva local e incentivando a criação de políticas públicas que beneficiem diretamente a população. “Dou boas-vindas aos colegas do Oeste e Sudoeste e desejo que todos consigam assimilar as mudanças aqui propostas, as quais visam tornar as políticas públicas ainda mais eficientes”, saúda Eudes. “As bases que estão sendo lançadas aqui são fundamentais para o futuro do esporte em nosso estado, permitindo que municípios consigam recursos com mais facilidade e possam aplicá-los de forma mais assertiva”, comenta Sérgio. “Este programa é o fruto de um debate iniciado em 2016, quando, alinhados ao governo federal, percebemos que a política pública em esporte deve ser focada no indivíduo. É a partir dele que o gestor deve avaliar o cenário em seus municípios e elencar prioridades na promoção não só de atividades desportivas, mas de felicidade”, destaca Dilson.