“O inimigo é um só, mas ainda há aqueles que preferem ficar só de um lado”, declara o Deputado Federal Marcel van Hattem em live com a Federação Israelita do RS
Político participou do “FIRS convida”, encontro semanal promovido pela Federação, que aborda temas jurídicos, políticos, de entretenimento e de representatividade judaica. |
A Federação Israelita do RS – FIRS recebeu o Deputado Federal Marcel van Hattem para o debate online desta quinta-feira (22), que integra a série “FIRS Convida”, encontro semanal que visa promover um diálogo amplo sobre temas diversos que envolvem o âmbito jurídico, politico, de entretenimento e de representatividade judaica. A live, transmitida pela página oficial no Facebook e também pelo YouTube da Federação, teve a mediação do presidente da FIRS, Sebastian Watenberg, com perguntas realizadas pelos debatedores Fabio Lavinsky, médico e diretor de Advocacy da FIRS e Ariel Krok, em São Paulo.
A polarização do debate e a defesa de ideias foram assuntos do encontro online. Segundo Marcel, “o Brasil é um país onde não há uma tradição democrática tão firmemente consolidada ainda. Tivemos mais tempo em que se governou de forma ditatorial do que democrática e isto é uma constatante na América Latina. Nosso sistema presidencialista acaba concentrando muito poder na mão de uma só pessoa e acaba obliterando a discussão política, filosófica mais baseada em ideias e fundamentos. E, por isso, a gente vê muita torcida por políticos, ainda”, ponderou.
Com relação à pandemia, Marcel pondera que acabou revelando a parte mais perversa da política. “O inimigo é um só, o vírus, e precisa ser combatido em diferentes áreas, não só na área da saúde. Pois, além da saúde, tem o aspecto econômico e social que não pode ser ignorado. Infelizmente há aqueles que preferem ficar só de um lado e aqueles só de outro, quando ambas as coisas são importantes”, afirmou o Deputado Federal. Ele ressaltou, ainda, que muitos países estão levando em consideração os erros cometidos no início da pandemia, para não que não sejam repetidos. Mas que, em alguns locais do Brasil, estes erros do passado voltaram a ser cometidos em 2021.
Relação com Israel
O deputado expressou sua grande admiração por Israel e citou a democratização do país como um dos pontos positivos para o sucesso da nação. “Poucas coisas são tão benéficas para um país ser pacificado como as boas relações comerciais com os países estrangeiros e a democratização. O auxílio que Israel deu ao Brasil depois do desastre humanitário de Brumadinho foi essencial. Eu estava com viagem marcada para conhecer o parlamento israelense, mas infelizmente não foi possível e vai ficar para depois de passar a pandemia”, afirmou. Ainda, segundo van Hattem, o governo Bolsonaro tem se emprenhado muito em fazer a imagem do governo de Israel melhorar para o brasileiro. “Na Câmara dos Deputados há uma melhora da imagem de Israel e também de outros países que antes se tinha uma resistência”.
Segundo o presidente da FIRS, Sebastian Watenberg, “o debate promovido pelo FIRS Convida é plural e profundo, trazendo perguntas e discussões que enriquecem a conversa com os convidados. Tenho certeza de que pessoas com a cabeça aberta para trocar ideias, receptivas a dúvidas e assuntos sérios, podem ajudar a levar mais informações, reflexões, análises e outras perspectivas sobre assuntos cotidianos, fomentando a pluralidade de ideias”, conclui. Na próxima quinta-feira (29), o evento online terá nova edição, com a presença do senador Lasier Martins.
Da Assessoria
Comentários estão fechados.