OAB de Toledo alerta população sobre tentativas de golpes

Da Redação

TOLEDO

É preciso estar atento para não cair em algum tipo de golpe. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Toledo, reforça um alerta a população sobre ocorrência de várias tentativas de golpe via mensagem Whatsapp. A dica é buscar averiguar a situação e denunciar.

“Nossas principais orientações são:  só envie dinheiro ao advogado, pelos canais que este advogado habitualmente mantenha contato com o cliente; lembre-se de que foi assinado um contrato de honorários, portanto, qualquer valor a ser pago, deve ser na forma estabelecida naquele contrato; pagamento de custas, apenas deve ser efetuado mediante o envio da guia do Poder Judiciário e, pelos canais que o advogado habitualmente utiliza para se comunicar com aquele cliente”, cita o atual secretário-adjunto da Subseção de Toledo, advogado Eduardo Hoffmann.

Uma tentativa de golpe que tem ocorrido é que os golpistas têm retirado dados pessoais da pesquisa pública de processos judiciais existentes. Após a coleta dessas informações, os criminosos entram em contato com as partes, se passando pelo advogado ou pelo escritório do profissional solicitando então o pagamento de guias e/ou boletos falsos, depósitos em conta ou até mesmo a realização de transferências via aplicativo PIX, tudo para o pagamento de supostas custas e despesas processuais. Além disso, informam números de celulares e dados de contas também diversas, tudo para lograrem êxito na aplicação do golpe e dificultarem a sua localização posterior.

Para evitar tal tipo de golpe, a orientação é que em caso de recebimento de eventuais mensagens, neste sentido, a pessoa entre em contato com seu advogado pelos números de telefone já conhecidos e tradicionais ou, se possível, ir pessoalmente até o seu escritório profissional para o esclarecimento de toda e qualquer dúvida. Outra dica é observar em nome de quem está boleto a ser pago ou conta/PIX indicado para pagamento.

AVERIFCAR A SITUAÇÃO – “Se a mensagem enviada é de um número de telefone ou e-mail que não havia sido antes mantido contato com a pessoa, ela deve desconfiar e deve manter contato diretamente com o advogado”, alerta Hoffmann. “A OAB-PR pede para que todas as situações, em que golpistas estejam utilizando o nome do advogado, devem ser registrados na Ouvidoria da OAB-PR, em https://ouvidoria.oabpr.org.br/. No que toca a oferta dos serviços advocatícios, temos um Provimento 205 da OAB Federal, que trata destes nuances, veja https://www.oab.org.br/leisnormas/legislacao/provimentos/205-2021”, orienta.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.