Oeste em Desenvolvimento busca otimização de vagas em universidades públicas

Preocupado com a formação e a retenção da mão-de-obra qualificada, o Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) colocou-se a disposição das universidades públicas para a divulgação de vagas e parcerias que possam fortalecer o devido aproveitamento do potencial formador destas instituições. A empregabilidade é um desafio para a Região e o assunto será discutido em um Fórum no dia 21 de julho, no Centro de Eventos Ismael Sperafico em Toledo.

De acordo com o presidente do POD, Rainer Zielasko, a iniciativa foi amplamente discutida e o apoio é no sentido de otimizar o aproveitamento das vagas disponíveis na Região Oeste. “Temos um robusto polo educacional e precisamos aproveitar todo esse potencial. Não são apenas profissionais formados todos os anos, mas pesquisas que são realizadas e que podem perfeitamente ser soluções para o setor produtivo”, destaca o presidente.

Diretor da UTFPR campus Medianeira, Carlos Bazzi, entende que existe necessidade de estímulo aos jovens e demais pessoas da região para que aproveitam as oportunidades de qualificação profissional que a universidade possuí para que possam ter sucesso na vida profissional e dar suporte às empresas da região. “Só no Oeste do Estado, temos a universidade presente em três municípios (Medianeira, Toledo e Santa Helena), fornecendo 19 cursos de graduação e 10 programas de Mestrado. Queremos aproveitar nossos recursos físicos e de pessoal para formar mais pessoas com alto nível intelectual para alavancar ainda mais o desenvolvimento da Região”, conta Bazzi, afirmando que o aluno recebe ajuda de moradia e alimentação, uma ótima oportunidade pra quem quer se preparar para a vida, contribuir com o crescimento do Oeste e conseguir um crescimento profissional.

Bazzi afirma que o Programa Oeste em Desenvolvimento ofertou auxilio para mudar a realidade atual enfrentada pelo campus. “Temos recebido mais alunos de fora do Estado do que da própria região é o que tem afetado diretamente a demanda por mão de obra qualificada de nossas empresas. Queremos que todos aproveitem a oportunidade de estudar e queremos manter e ampliar a oferta de vagas para todo o país, mas precisamos incentivar a todos para que o pessoal da região também se qualifique, considerando que o que temos visto, é que estes têm procurado pouco as vagas disponíveis na universidade, sendo que nem todas as vagas, em certos cursos em áreas estratégias para região, têm sido completadas”, explica Bazzi.

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.