Oito candidatos de Toledo disputam vaga para deputado federal
O Paraná tem 613 candidatos a deputado federal nas Eleições 2022. Neste ano, 26 deputados federais tentam a reeleição. Em todo o país, a Justiça Eleitoral recebeu pelo menos 28 mil registros de candidaturas para as eleições de outubro. Do total, mais de nove mil candidatos disputam uma das 513 vagas de deputado federal.
A região com o maior número de candidatos é a Sudeste com 3.877. Em segundo lugar, aparece o Nordeste, com 2.939, seguido da Região Sul, com 1.478, Norte, com 1.251 e do Centro-Oeste, com 911.
No Sul, 1.478 pessoas disputam uma vaga de deputado federal nos três estados. Paraná lidera a lista com 631. Em segundo lugar, está o Rio Grande do Sul, com 540 para 31 vagas e, em último, Santa Catarina, com 307 para 16 vaga.
O primeiro turno das eleições acontece dia 2 de outubro. Além de 30 deputados federais, os eleitores vão às urnas eleger 54 deputados estaduais, um senador, o governador e o presidente da República.
O CARGO – De acordo com a Constituição Brasileira de 1988, o deputado federal é o representante do povo, eleito pelo sistema proporcional. É uma função diferente daquela exercida pelos senadores.
Conforme informações da Agência Senado, além de sugerir, discutir e votar projetos de lei, o deputado federal tem uma série de outras atribuições. Muitas delas são semelhantes às dos senadores, mas algumas são bem específicas e exclusivas.
Entre as competências privativas dos deputados está a autorização para abertura de processo contra o presidente e o vice-presidente da República e os ministros de Estado.
Também é atribuição exclusiva dos deputados realizar a tomada de contas do presidente da República, caso elas não sejam apresentadas ao Congresso Nacional dentro de 60 dias após a abertura da sessão legislativa.
CANDIDATOS: A equipe do JORNAL DO OESTE preparou um material com os candidatos a deputado federal do município de Toledo para o conhecimento da população. Nesta edição, cada um pode trazer informações a seu respeito. No próximo final de semana será a vez dos candidatos ao Senado. Confira:
Nome: Cláudia Regina Mallmann
Data de Nascimento: 26 de agosto de 1986
Partido: Federação Psol Rede (Psol/Rede)
“Cientista social, artista plástica, socialista, feminista, mãe e LGBTQIA+. Desde os 16 anos está na militância política e feminista. Militou no Movimento Estudantil, participou da 1ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres. Filiou-se ao Psol em 2013 e atualmente é a presidenta em Toledo. Em 2017, iniciou o projeto Despetalada, promoveu debates, rodas de conversa no Paraná e integra o Coletivo Mariellas. O projeto de construção social que defendo é calcado na garantia dos Direitos Humanos e em um modelo socioeconômico que respeite o meio ambiente, contemple as diversidades e corrija as desigualdades”.
–
Nome: Dilceu João Sperafico
Data de Nascimento: 26 de janeiro de 1948
Partido: PP
“Sou graduado em Direito e Filosofia, agropecuarista e empresário. Concorri a cargo eletivo pela 1ª vez em 1994, elegendo-me deputado federal. Conquistei novos mandatos nas eleições de 1998, 2002, 2006, 2010 e 2014. Fui coordenador da Bancada Federal do PR, presidi a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados e a presidência da Frente Parlamentar da Agricultura. Integrei a Frente Parlamentar Cooperativista e a Frente Parlamentar da Radiodifusão e fui chefe da Casa Civil do Governo do Estado. Tenho um trabalho destacado em favor do agronegócio, dos municípios, dos trabalhadores e do pequeno empresário”.
–
Nome: Elton Carlos Welter
Data de Nascimento: 23 de novembro de 1968
Partido: Federação Brasil da Esperança – FE Brasil (PT/PC do B/PV)
“Trabalhando na lavoura e estudando à noite me graduei em Filosofia pela Unioeste e em seguida fiz pós-graduação em Políticas Públicas para Desenvolvimento Regional e mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável. A escola e a universidade públicas me deram oportunidades e mudaram a minha vida. Sou agricultor familiar e fui professor, vereador em Toledo e também deputado estadual por três mandatos. Agora, a pedido do Lula e motivado pela necessidade de que Toledo tenha um representante no Congresso Nacional, concorro a Deputado Federal. Sou o candidato do Lula a deputado federal no Paraná”.
–
Nome: Jacqueline Parmigiani
Data de Nascimento: 22 de novembro de 1963
Partido: Federação Brasil da Esperança – FE Brasil (PT/PC do B/PV)
“A Casa das 13 Mulheres é uma coletiva feminista para Deputada Federal que reúne diferentes mulheres. Somos trabalhadoras, periféricas, negras, indígenas, brancas, trans, hétero, lésbicas e bissexuais. Vivemos diferentes momentos da vida; somos jovens, maduras e idosas; estudantes e professoras; somos mães, avós, filhas e gestantes. Acreditamos que compartilhar o fazer político possibilita a participação de mulheres que sozinhas teriam poucas condições de atuar politicamente. E sobretudo, acreditamos que com afeto e solidariedade podemos revolucionar a política”.
–
Nome: João Batista Coelho de Souza Furlan
Data de Nascimento: 11 de abril de 1974
Partido: União
“‘A causa pública é minha missão’. Tita Furlan é formado em Direito e pós-graduado em Filosofia e Sociologia, com ênfase em Ética, Ciência Política e Planejamento Estratégico. Começou sua vida pública muito cedo, foi vereador por dois mandatos, secretário do Meio Ambiente e da Cultura e vice-prefeito. Com seu trabalho político reconhecido, conquistou 19 mil votos na última eleição e foi eleito suplente de deputado estadual, condição que o coloca hoje como candidato a deputado federal da grande família de Toledo. Para saber mais sobre o candidato Tita Furlan, acesse: www.titafurlan.com.br”.
–
Nome: Kelin Cristina Piccolli
Data de Nascimento: 7 de julho de 1991
Partido: Novo
“Kelin Piccolli é candidata pelo Partido Novo. Filha e esposa de agricultores, começou a trabalhar com 14 anos. Como a maioria dos brasileiros, cursou o ensino fundamental e médio em escolas públicas; na graduação, foi bolsista. Hoje é especialista da Indústria 4.0 e é MBA em Gestão de TI. Atualmente trabalha como gestora de TI em uma indústria do agronegócio. A revolta com tanta burocracia e o tamanho do Estado a levou a se candidatar. Suas propostas visam a priorização e reestruturação do ensino básico e profissionalizante; o agro e a indústria mais fortes e produtivos”.
–
Nome: Marcelo da Rosa
Data de Nascimento: 30 de maio de 1980
Partido: Federação PSDB Cidadania (PSDB/Cidadania)
“Sou Marcelo da Rosa e tenho 42 anos. Sou conhecido como Solitário Mudança! Sou Caminhoneiro há 22 anos. Venho fazendo ações sociais a mais de sete anos, pelo Brasil todo! Me candidatei a Deputado Federal pelo partido Cidadania para defender a nossa classe de caminhoneiro. Tenho uma página chamada ‘Solitário Mudança’, com mais de um milhão de seguidores, também, ‘Solitário Mudança’ Fã clube. Sou conhecido pelos caminhoneiros como ‘o anjo dos caminhoneiros’. Atualmente, resido em Toledo e sou criado em Nova Sarandi, distrito do município sede”.
–
Nome: Vanderlei Donizete Rodrigues
Data de Nascimento: 27 de julho de 1971
Partido: PROS
“Morador de Toledo há 30 anos e policial Militar com mais de 30 anos de serviço. Bacharel em Direito, técnico contábil, instrutor de tiro e armamento e paraquedista. É o idealizador do projeto Centro da Juventude. Em 2013, assumi como vereador por 30 dias. Como candidato, defendo o fim do foro privilegiado, manutenção da prisão em segunda instância, apoio aos CACs (atiradores esportivos) e redução da idade mínima para a aquisição de arma de fogo (de 25 para 21 anos). Tenho como bandeiras o vale-saúde de R$ 1 mil por brasileiro que depende do SUS e a ampliação para 6 meses do seguro defeso aos pescadores”.