Pandemia: Dia de Tiradentes não tem comemorações

No ano passado, devido a pandemia não foi realizado o tradicional desfile e as solenidades em comemoração a Tiradentes – o patrono da Polícia Militar do Brasil e mártir da independência. Este 21 de abril de 2021, infelizmente, não será diferente, novamente as festividades foram suspensas para evitar aglomerações e combater o contágio da Covid-19.

Em Toledo, essas comemorações geralmente aconteciam no cruzamento das avenidas Maripá com a Tiradentes. A escolha era estratégica, pois fica ao lado da estátua do homenageado Joaquim José da Silva Xavier.

O 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Toledo costumava reunir a troca para prestar as devidas homenagens ao patrono da PM. Para a corporação a data é muito importante, pois é o dia de relembrar o exemplo do patrono, de sua coragem, sua honra e seu comprometimento. O ato envolvia a participação de autoridades e comunidade em geral,

HISTÓRICO – Em 1889, Tiradentes, pela iniciativa dos ideólogos positivistas do movimento republicano, foi reconhecido como herói nacional e mártir da independência. O menino Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes) nasceu na Fazenda do Pombal – entre São José e São João Del Rei – Minas Gerais. Seu pai era um homem simples que possuía uma pequena fazenda e se dedicava aos serviços coloniais.

Tiradentes participava ativamente das discussões da época, principalmente, em relação às injustiças praticadas. Ele tinha espírito que clamava por independência e uma nova nação. Joaquim José da Silva Xavier foi morto em 21 de abril de 1792, aos 45 anos de idade.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.