Paraná Handebol projeta temporada 2023

Importantes decisões foram tomadas para dar andamento ao desenvolvimento do handebol no Estado durante a realização da Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Liga de Handebol do Paraná (LHPr), realizada no início deste mês em Toledo. O evento contou com a presença de representantes dos 77 clubes filiados.

Na oportunidade, Roberto Ferreira Niero (Pimpão), que preside a entidade, enalteceu o quanto a união de todos os clubes em prol do desenvolvimento e crescimento do handebol tem colocado o Paraná como referência para a modalidade no país. “O Campeonato Paranaense Adulto e o Circuito Paranaense de Handebol de Praia estão entre as maiores competições nacionais, isso muito nos orgulha e é reflexo do trabalho sério desenvolvido pela Liga de Handebol do Paraná, pelos dirigentes e professores das equipes, bem como dos atletas, que têm elevado cada vez mais o nível técnico de nossos campeonatos e nos projetado Brasil afora”, ressaltou, agradecendo a presença de todos.

O vice-presidente da LHPr, Erivalto Oliveira, reforçou o compromisso de todos os clubes no fomento do handebol paranaense. “Nos dedicamos bastante para fortalecer o handebol do nosso Estado e o trabalho de cada um é fundamental para continuarmos buscando cada vez mais a evolução do nosso esporte. A assembleia é o momento ideal para debatermos melhorias e tomarmos decisões que vão nortear o nosso trabalho ao longo do ano, obrigado a todos que atenderam o nosso chamado”, declarou.

Também esteve presente na AGO, o vice-presidente da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Marcelo Rizzotto (Cebola). “Eu sou fruto da Liga de Handebol do Paraná, minhas raízes são do Paraná, e não escondo de ninguém a grandiosidade que está a nossa entidade e os campeonatos paranaenses. Temos três divisões na categoria adulta, que reúne mais de 30 times no total, então é um orgulho imenso vivenciar o que está sendo feito no Estado sob o comando do Pimpão e de tantos outros dirigentes que construíram e seguem construindo a história do handebol paranaense”, salientou.

Além da prestação de contas de 2022 das diretorias técnica, de arbitragem, administrativo e financeiro, as quais foram todas aprovadas pelo Conselho Fiscal, foi tratado também do planejamento da temporada 2023 e realizada uma reunião técnica com os dirigentes das equipes que disputam a Chave Ouro, Chave Prata e Chave Bronze da categoria adulta do Campeonato Paranaense para tratar de alterações no regulamento das competições.

CONVÊNIO BRASIL-FRANÇA – O presidente da LHPr apresentou aos representantes dos clubes filiados o convênio Brasil-França, firmado em outubro do ano passado com o Clube Universitário Pauc, que disputa a primeira divisão francesa.

A parceria entre os dois países objetiva fazer um intercâmbio profissional entre dirigentes, técnicos e atletas para promover o desenvolvimento, a evolução técnica, o fortalecimento e a modernização do handebol brasileiro. “A França é uma das principais escolas de handebol mundial, através deste convênio vamos contribuir para aperfeiçoar e qualificar cada vez mais os professores e atletas que atuam no país e principalmente aqui no Paraná, fomentando melhorias consistentes e contínuas na modalidade. Com a união e o trabalho de todos vamos seguir avançando no desenvolvimento do nosso handebol”, enfatizou Pimpão.

Inicialmente devem ser criados polos da modalidade, dentro do conceito de metodologia do trabalho francês, que envolve escolas, universidades e clubes, nos Estados do Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Conforme Pimpão, para fazer o intercâmbio as equipes terão que arcar com as despesas de passagens aéreas, enquanto estadia, alimentação e logística interna serão custeadas pelo Clube Universitário Pauc, bem como os técnicos e atletas devem falar francês ou inglês. “Para isso estamos buscando parcerias com escolas de idiomas e patrocinadores para viabilizar a ida destes profissionais e jogadores à França, bem como demais convênios. Sabemos que o início do processo é mais moroso, mas com o envolvimento e empenho de todos vamos conseguir concretizar esse convênio a médio prazo”, anseia.

Para tratar de assuntos ligados à parceria com o handebol francês, foi formada uma comissão, a qual é presidida pelo Roberto Niero, que tem como vice-presidente o membro da República dos Esportes, Ronaldo Cunha Nascimento, e os conselheiros Ivaney Mascarenhas de Castro, presidente da Federação Estadual do Rio de Janeiro; Luiz Fernando Andrade, presidente da Federação Mineira de Handebol, e Marcelo Rizzotto (Cebola), vice-presidente da CBHb.

Jaqueline Galvão

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.