Paraná revolucionou a agricultura, afirma presidente do IDR-PR
O Estado do Paraná é responsável por revolucionar a agricultura e, atualmente, apresenta a melhor agricultura no Brasil. No entanto, existem algumas desigualdades no setor e elas precisam ser reparadas. O diretor presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), Natalino Avance de Souza, destaca que o Estado possui o maior Valor Bruto de Produção (VBP) por hectare.
“Se trabalhar o VBP por hectare, praticamos a melhor agricultura do País. Isso acontece porque nós temos a atuação ativa do engenheiro agrônomo. Ele auxiliou nesta atual agricultura. No entanto, nós precisamos perceber que temos desafios que se apresentam na agricultura atual”, destaca Souza.
Os desafios relacionados citados pelo presidente do IDR-PR estão relacionados as desigualdades existentes no campo. “Se pegarmos os índices dos três estados da região Sul, o Paraná é um dos estados que mais apresenta regiões ricas e pobres. Nós temos produtores que agregam renda e temos produtores que a inovação ainda não chegou. Somente a ‘mão’ do Governo do Estado não é mais o suficiente para reparar essa situação”.
Ele complementa que as parcerias e as integrações são importantes neste contexto. Além disso, as universidades realizam pesquisas cruciais ao agronegócio, no entanto, elas devem atingir o produtor rural. “Precisamos cuidar do conhecimento da agricultura. Nós não somos os vilões mas não podemos ‘fechar os olhos’ para agricultura moderna. O engenheiro agrônomo precisa ser mais protagonista. Precisamos redesenhar a agricultura para ser mais forte”.
Souza explica que é preciso fazer uma concertação entre as entidades. “Nós precisamos aproximar os diferentes setores da mesma agronomia e dar um novo ritmo ao trabalho. “É preciso aproximar o real ao virtual. Nós devemos ser protagonistas. Se não tivermos um olhar equilibrado, o conhecimento técnico não será válido. Nós precisamos criar um ambiente mais propício para fazer essa integração. Nenhuma entidade consegue resolver os problemas sozinhos e o IDR-PR tem a missão de articular os trabalhos e as políticas públicas”, finaliza o diretor presidente do IDR-PR.
Da Redação
TOLEDO
Comentários estão fechados.