Paranaense Maiara Basso: “Nunca imaginei ser a maior pontuadora nem nos meus melhores sonhos”
A uma rodada do término da fase classificatória da Superliga feminina de vôlei 22/23, a ponteira da equipe do Barueri (SP), Maiara Basso, segue como a maior pontuadora da competição, com 411 pontos. Aos 27 anos, a paranaense da cidade de Palotina vem sendo um dos principais nomes da temporada e não quer parar por aí.
“Nunca imaginei ser a maior pontuadora, nem nos meus melhores sonhos. Acho que isso é fruto de muito trabalho e como fiz uma transição de ponteira para oposta quando cheguei, foi um desafio bem grande para mim. Hoje não estou jogando mais como oposta, mas jogaria. Me sinto bem confortável. No início achava que não daria conta porque nunca havia jogado como oposta”, disse Maiara, que começou a carreira como central.
Estar no time comandado pelo técnico tricampeão olímpico José Roberto Guimarães também contribuiu para a evolução de Maiara, que também é a melhor sacadora do Barueri na Superliga, com 19 pontos, e ocupa o sétimo lugar nas estatísticas.
“É a minha melhor temporada com o melhor técnico. Não poderia ser melhor. Todo dia é um aprendizado com ele. O Zé Roberto sabe o que faz, como faz”, afirmou a ponteira, que não esconde o desejo de um dia vestir a camisa da seleção brasileira adulta.
“Não gosto de criar expectativas. Sei que tem meninas experientes, mas gostaria muito de receber uma convocação. Estar entre as melhores do Brasil é gratificante”.
Maiara, que já passou por dois clubes na Europa. A primeira experiência foi no VfB Suhl Lotto Thüringen, da Alemanha, na temporada 2018/2019. Depois, defendeu o Béziers, da França, em 2021/2022.
“Na Alemanha tive um crescimento pessoal. Na França, os dois: profissional e pessoal. Joguei a CEV, uma competição importante, e jogar contra as melhores do mundo é uma experiência e tanto”.
O último jogo do Barueri, oitava colocado, na fase classificatória da Superliga será na próxima sexta-feira, dia 31. A equipe receberá o Abel Moda (SC), que encerra a competição em último lugar. Independentemente dessa partida, o Barueri já conhece o adversário nas quartas de final: será o Dentil Praia Clube (MG).
Assessoria de imprensa da ponteira Maiara Basso