Parque das Aves participa do 47º Congresso da AZAB
O Parque das Aves participa mais uma vez do tradicional Congresso da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil – AZAB, que em 2024 está em sua 47a edição. O evento, organizado pelo Zoológico Municipal de Curitiba, contará com participantes do Brasil todo.
“É sempre um prazer rever diversos parceiros durante o evento, e acima de tudo participar de discussões e reuniões para otimizar a busca por soluções cada vez mais eficazes para evitar a extinção de espécies no Brasil. Zoológicos e aquários têm um papel fundamental nesse trabalho, junto com ONGs, o governo e demais instituições que trabalham pela conservação de espécies”, comenta Paloma Bosso, Diretora Técnica do Parque das Aves e membro do Conselho Consultivo da AZAB.
Congresso da AZAB
O 47º Congresso da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil, que em 2024 está sendo organizado pelo Zoológico Municipal de Curitiba, tem como tema “Zoológicos e Aquários como espaços de conexão com a natureza”. O evento, que acontece de 18 a 22 de junho na capital do estado, contará com palestras e minicursos cujos temas são relacionados a saúde animal, nutrição, educação ambiental, bem-estar animal, translocação, entre outros, reforçando maneiras como as pessoas interagem com a natureza. O Parque das Aves contribuirá para a disseminação do conhecimento com a participação do zootecnista Henrique Tavares, gerente da Área de Nutrição Animal, que palestrará com demais colegas de profissão sobre a temática “Nutrição: Diferentes áreas de atuação do zootecnista na alimentação de animais silvestres”.
“O tema do Congresso da AZAB deste ano é extremamente relevante e atual. No mundo atual, onde muitas das pessoas vivem em grandes centros urbanos, em muitas circunstâncias desconectadas do meio natural, é essencial que elas possam encontrar espaços naturais para se reconectar com o ambiente que nos cerca. Além do bem-estar físico que essa atividade proporciona, o bem-estar psicológico é também elevado em momentos como esse. Tais atividades têm fundamental relevância no desenvolvimento infantil em particular. O Parque das Aves, que completa 30 anos em outubro, tem todo esse cuidado diário para que cada pessoa que nos visite tenha a melhor experiência possível, criando memórias positivas de engajamento com a natureza e levando para sua vida o desejo de se conectar cada vez mais com o meio ambiente, em especial com a Mata Atlântica e suas espécies”, reforça Paloma.
Sobre a AZAB
A Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil, anteriormente chamada de SZB (Sociedade de Zoológicos do Brasil), foi fundada em 1977 para integrar os zoológicos e aquários brasileiros, contribuindo com seu desenvolvimento e inserção na comunidade internacional de instituições que trabalham para conservar espécies e seus habitats. Isso fomenta o intercâmbio de informações e experiências entre instituições, e impulsiona o Brasil como referência em conservação de animais fora de seu habitat natural.
“Além de serem centros de conservação, pesquisa e educação ambiental, bons zoológicos são locais onde as pessoas se conectam com animais. Algumas pessoas conseguem ir diretamente no habitat natural dos animais e observá-los, mas geralmente isso envolve deslocamentos e viagens que podem não ser acessíveis a todos. Assim, zoológicos se tornam espaços importantes para famílias inteiras conhecerem mais sobre a natureza, seus biomas e espécies. Ao se encantarem, elas provavelmente desejarão proteger tudo aquilo ainda mais. E quem sabe até mesmo mudando hábitos que não favorecem o meio ambiente?”, reforça Paloma.
O Parque das Aves, como um zoológico que realiza um trabalho comprometido com o bem-estar dos animais, é a única instituição no mundo focada na conservação das espécies ameaçadas de extinção na Mata Atlântica. Além disso, é o único zoológico brasileiro certificado internacionalmente pela Associação Latinoamericana de Zoológicos e Aquários, a ALPZA, e é também certificado em bem-estar animal pela AZAB.