Pato Bragado incentiva o aproveitamento da água e ensina a construir cisternas

A preocupação com a sustentabilidade ambiental cresce a cada dia. Novas estratégias para diminuir o impacto ambiental estão sempre em discussão. Começando por ações simples e acessíveis, além de eficazes, é possível colaborar para reduzir esse fator negativo. Pensando nisso, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Pato Bragado por meio de convênio entre município e Conselho dos Municípios Lindeiros realizou na semana passada a oficina de Construção de Cisternas em prol do uso do sistema de captação de água da chuva, como uma forma eficiente e econômica de aproveitamento da água.

Aberta pelo prefeito Leomar Rohden, o Mano, vice John Nodari e a secretária de Agricultura, Jaqueline Vanelli, a oficina foi gratuita e ministrada em duas etapas pelos instrutores Fernanda Aline Petry e Quirino Kesler; a primeira pela manhã com capacitação teórica na quadra de esportes da associação de moradores Sempre Unidos, onde foram tratados sobre a importância da captação de água da chuva, assim como os diferentes tipos e usos de sistemas de absorção de água.

No período da tarde, no Loteamento Portal os alunos colocaram em prática os conhecimentos adquiridos com a construção de uma cisterna que foi instalada na horta comunitária e que será enchida com água captada na rua coberta, diminuindo assim, uso de água potável na horta comunitária.

“Entendemos que na horta comunitária seria o melhor local para realização da oficina, uma vez que as famílias que utilizam aquele espaço tinham necessidade de armazenar água da chuva para reutilização”, conta a secretária Jaqueline Vanelli.

No momento, segundo ela, ainda não há uma área coberta para a captação da água, mas para que neste verão possam manter a horta com a irrigação necessária, a oficina de construção de cisternas diminuirá, consideravelmente, a utilização de água potável na manutenção das hortaliças.

PATO BRAGADO

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.