PC identifica associação criminosa que praticou furtos qualificados na zona rural

A Polícia Civil (PCPR) de Toledo desencadeou na manhã de terça-feira (23) a Operação Prontidão. A ação resultou em prisões dos suspeitos em participaram da associação criminosa, além da apreensão de armas e entorpecentes.

Segundo o delegado chefe da 20ª Subdivisão Policial, Alexandre Macorin de Lima, as investigações duraram aproximadamente 30 dias. “Primeiro foi arrombada uma propriedade em Concordia do Oeste, depois em Cerro da Lola, reagimos com rapidez, pois não aceitamos, especialmente, que na zona rural”.

Com as investigações foi possível apurar indícios de autoria e materialidade de uma associação criminosa que havia praticado crimes de furtos qualificados em propriedades rurais de Toledo. Os trabalhos contaram com o apoio de policiais civis dos municípios de Marechal Candido Rondon, Guaíra, Assis Chateaubriand e policiais militares do Grupo Rotam do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Toledo.

“Toledo é um município essencialmente agrícola. Muitas pessoas moram na zona rural, caso esse tipo de crime viesse a aumentar iria gerar mais insegurança”, pontua Macorin ao salientar que as prisões dos acusados já impacta na desarticulação da associação criminosa.

ARTICULAÇÃO DOS CRIMINOSOS – De acordo com o delegado, um dos suspeitos agia como ‘olheiro’. Ele realizada trabalhos temporários nas propriedades e desse forma conseguia as informações necessárias para o grupo praticar os crimes, como se nas residências existiam armas, os horários de circulação dos moradores, entre outros dados. Em uma das propriedades foram levadas várias armas de fogo. Os prejuízos causados às vítimas chegam a quase R$ 70 mil.

Um dos detidos era quem cedia os veículos para o furto, acompanhava e já tinha destino para os itens furtados junto a outros receptadores. Conforme o delegado, o acusado já tem passagem por violência doméstica e está detido na 20ª Subdivisão Policial.

O foco dos criminosos eram armas de fogo, aparelhos de celular e notebooks. Macorin destaca que diante da prisão do acusado devem surgir outras vítimas, pois diversas situações de furto de arma não são lavrados boletins de ocorrência. Ele aponta que quanto mais provas das ações do grupo, mais evidências para as devidas providências judiciais.

A OPERAÇÃO – Foram cumpridos oito mandados de buscas em residências localizadas no município de São José das Palmeiras, Nova Santa Rosa, Marechal Candido Rondon e em Dois Irmãos – distrito de Toledo. Também foram cumpridos cinco mandados de prisões expedidos em desfavor dos investigados na Operação, além das seis prisões, também foram apreendidas armas e entorpecentes.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.