Pessoas em situação de rua de Toledo recebem atendimentos em “Dia D”

O Ginásio de Esportes Euzébio Garcia, na Vila Boa Esperança, recebeu, na manhã desta quarta-feira (19), o “Dia D” para atendimento à pessoa em situação de rua (PSR). Na ocasião, 26 cidadãos que fazem parte deste grupo se dirigiram ao local em vans guiadas por agentes da Guarda Municipal e ali foram beneficiados com diversos serviços, como emissão de documentos (certidões, identidade e boletins de ocorrência), atendimentos de saúde (avaliação, testes rápidos e encaminhamentos), atualização e inserção do Cadastro Único, e encaminhamento ao mercado de trabalho.

O “Dia D” é uma realização de seis secretarias municipais (de Assistência Social, de Saúde, de Segurança e Mobilidade Urbana, de Administração [Cozinha Social], de Esportes e Lazer, e do do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico [Agência do Trabalhador]), da Polícia Militar e do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps AD). A Secretaria Municipal de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano, o curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR/câmpus Toledo) e a subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Toledo) também apoiam a iniciativa.

Os realizadores e apoiadores realizaram diversos procedimentos, tais como duas inserções para o serviço de acolhimento (Casa de Passagem), três encaminhamentos para segunda via de certidão de nascimento, três encaminhamentos para confecção da carteira de identidade (RG), quatro entrevistas para o Cadastro Único, seis atendimentos da Polícia Militar para lavratura de boletim de ocorrência (a maioria relacionadas à extravio de documentos); 17 atendimentos na área da saúde, entrega de vale-refeição para acesso à alimentação oferecida nos Restaurantes Populares e dois encaminhamentos da Agência do Trabalhador.

Foto: Prefeitura de Toledo

Um deles foi realizado em nome de Luciano Schmidt Feliz, que aproveitou o evento para buscar uma vaga de emprego. Ele, que tem ampla experiência como pedreiro, foi atendido por servidor da Agência do Trabalhador, que fez e imprimiu o Currículo Top, e o encaminhou para uma entrevista em empresa do ramo da construção civil. “Estou nas ruas há quatro dias e não foi por opção. Isso não é vida para mim, eu quero é trabalhar e logo mais receber meu salário e dar a volta por cima”, destaca.

A diretora do Departamento de Proteção Social Especial/Média Complexidade (PSEMC) da Secretaria de Assistência Social, Juliana Alves Máximo, pontua que o “Dia D” dá maior vazão ao trabalho que já realizado junto às PSR. “As políticas públicas destinadas a este público requerem uma escuta qualificada. Por isso, periodicamente, a equipe de abordagem social do Creas [Centro de Referência Especializado de Assistência Social] II vai até os locais onde a população em situação de rua se encontra, ouvem suas demandas e fazem os encaminhamentos naquilo que é possível auxiliar. Nesta ação, com a presença de todos os setores a quem costumamos recorrer num só lugar, esses trâmites são agilizados e conseguimos ajudar ainda mais estas pessoas”, explica.

Foto: Prefeitura de Toledo

Da Prefeitura de Toledo

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.