Planejamento estratégico define metas e prioridades da Uniprime Pioneira em 2023

Ampliar os horizontes e descobrir novos caminhos – para seguir é preciso parar para analisar o trajeto, escolher a melhor rota e mirar aonde se quer chegar. Essa foi a abordagem que guiou os participantes do Seminário de Planejamento Estratégico Uniprime Pioneira 2023, realizado no sábado, 19 de novembro, em Toledo. O objetivo foi revisar o documento elaborado em 2021, avaliar o desempenho de 2022 e definir novas metas e prioridades para 2023.

Estiveram no encontro conselheiros da cooperativa de crédito, diretores, gerentes das 14 agências e colaboradores de áreas estratégicas. A dinâmica do encontro foi conduzida pelo professor doutor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Eduardo Damião que deu continuidade ao processo iniciado no ano passado. “Quando fazemos um planejamento com um horizonte de cinco anos é ideal revisar como está a sua implementação, o que está favorecendo a execução das ações e também as dificuldades. A partir de então, fazer os ajustes necessários e construir em conjunto as novas fases”, explicou o docente.

Segundo ele, diversos fatores externos impactam nas decisões e na evolução das ações, como a realidade econômica, por exemplo. Neste sentido, o economista Jackson Bittencourt fez uma participação especial ao contextualizar o cenário da política econômica do governo 2023-2026 e seus impactos para o cooperativismo de crédito. Além disso, temas estratégicos e os impactos para o cooperativismo foram abordados pelo professor Damião. “Consideramos alguns temas estratégicos que surgiram neste ano como a discussão ao nível global do ESG,”, complementou, referindo-se ao termo que inglês Environmental, Social and Governance (ESG) o qual é um conjunto de padrões e boas práticas que visa definir se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada.

Mas o especialista sinalizou que há, também, a influência dos fatores internos. “É preciso atentar ao que os envolvidos na operação, no dia a dia da cooperativa, entendem como prioridade para definir as próximas fases dos projetos de implementação”.

SINTONIA E NOVAS PERSPECTIVAS – Para o diretor-presidente da Uniprime Central Nacional e presidente da Uniprime Pioneira, Dr. Orley Campagnolo, o planejamento estratégico está, a cada ano, mais rico, com a participação de pessoas capacitadas, em harmonia de pensamentos e colaboradoras para a construção de um caminho promissor. “Quando nos encontramos em uma situação, por mais caótica que ela seja, contar com um planejamento bem estruturado nos dá o melhor cenário a seguir. E analisando este momento de reestruturação interna, com muitos projetos potenciais e com uma equipe altamente competente, estou otimista em relação ao nosso Sistema e à nossa cooperativa. Os resultados falam por si e eles atestam que estamos entre as melhores cooperativas do Brasil”, enalteceu o presidente.

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.