Plano de Arborização: MP conta com participação da população para responder formulário em Toledo

A Promotoria de Habitação e Urbanismo da Comarca de Toledo conta com a participação dos cidadãos do município neste processo de revisão do Plano de Arborização do município. No momento acontece a coleta de informações via um formulário virtual, contudo, a adesão não está satisfatória.

O formulário virtual tem o intuito de verificar a percepção ambiental da população. Até o dia 3 de junho, o MP já tinha recebido 1.127 respostas. A meta mínima é atingir 3.761 respostas do formulário por bairro, o que equivale a 2,5% da população de Toledo. Não tem uma prazo pré-estabelecido para encerramento do formulário.

“O estudo de percepção da população é uma importante ferramenta para garantir a participação das pessoas na construção do Plano Municipal de Arborização Urbana”, relata o promotor de Justiça, Giovani Ferri. “Tal medida garante captar como a população vê e convive com as árvores urbanas de seu município”.

O promotor explica que o grupo de revisão do Plano de Arborização de Toledo elaborou o formulário visando coletar informações sobre a opinião da comunidade sobre o tema, bem como avaliar a percepção dos munícipes, conforme o bairro ou distrito, acerca das florestas urbanas, suas vantagens e desvantagens. Ele saliente que esta é mais uma etapa deste complexo estudo e se chama ‘diagnóstico participativo.

ESTUDO DE PERCEPÇÃO

O estudo da percepção da população, de acordo com Ferri, possibilita obter informações de grande importância, porque emergem da vivência em relação a tudo que faz parte do cotidiano. Essas informações devem ser levadas em consideração para a gestão sustentável da arborização urbana por parte dos órgãos públicos, para refletir as aspirações de quem reside no local (citações MACHADO, 1993).

O estudo visa apurar como o cidadão enxerga a arborização nas seguintes funções: embasar os gestores públicos na construção de um Plano Municipal de Arborização Urbana que realmente atenda aos anseios da população e também otimizar as ações a serem desenvolvidas no Plano; levantar as principais funções desempenhadas pelas árvores segundo a população; delimitar os principais desafios que possam entravar o desenvolvimento de ações do Plano, trabalhá-los junto à população e saná-los de forma participativa; envolver e corresponsabilizar a população na preservação da arborização urbana viária, reduzindo o vandalismo; reduzir as “resistências”, aproximar a população na gestão do verde urbano e ampliar seu entendimento sobre o manejo das árvores; balizar as demandas de temas e metodologias a serem enfocados nas ações de Educação Ambiental e auxiliar na obtenção de critérios e demandas de espécies que podem ser implantadas na arborização com a participação da população.

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

O promotor enfatiza que “o uso desta ferramenta é prévio e não irá afastar a realização de audiências públicas, que serão agendadas oportunamente, quando o resultado da revisão do Plano estiver em vias de finalização”. Para participar basta acessar o link: https://forms.gle/yD8dzUPcUCzvcJ5a6.

Da Redação

TOLEDO

Confira os questionamentos que contam no formulário:

Qual bairro reside?

Qual é a sua idade?

Há árvore(s) em frente a sua residência?

Acha importante ter árvores nas calçadas?

Como você classifica o seu bairro/distrito quanto à arborização pública?

Como você classifica Toledo quanto à arborização pública?

Em sua opinião, quais os principais benefícios da arborização urbana?

Para você, quem é o responsável pela manutenção/cuidado das árvores nas ruas de Toledo?

Qual a maior desvantagem da arborização para você?

Em sua opinião, o que deveria ser priorizado pelo Plano de Arborização de Toledo?

Se desejar, comente alguma informação a mais que você acha interessante para agregar ao novo Plano de Arborização de Toledo.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.