Plataforma de gestão para a Secretaria do Meio Ambiente é apresentada
A Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito recebeu, na manhã desta quarta-feira (12), a apresentação de uma plataforma de gestão desenvolvida pela Secretaria da Administração, por meio do Departamento de Tecnologia da Informação (TI), à Secretaria do Meio Ambiente (SMMA). Desenvolvida a partir do conceito de Business Intelligence (BI), a novidade, que torna mais assertiva a análise de dados, foi apresentada ao chefe do Executivo Municipal e à equipe da pasta na tarde desta quarta-feira (12).
Por meio de dashboards, isto é, painel com gráficos e tabelas interativos, é possível obter, por meio de diversos filtros, informações específicas relacionadas a controle de recebimento de resíduos, varrição, fiscalizações, vistorias, visitas ao Aquário Municipal, distribuição de mudas, quantidade de trilhas no Horto Florestal e procedimentos realizados por meio do Coordenadoria de Defesa e Proteção Animal. A ferramenta, que passará por melhorias pontuais, será de uso interno, com acesso franqueado a servidores públicos da SMMA e ao chefe do Executivo Municipal.
As informações já são alimentadas constantemente, mas agora se encontram organizadas de maneira mais simples e com atualizações constantes. “Inicialmente, esta plataforma tinha a intenção de facilitar a busca de dados que precisamos reunir para periodicamente enviamos para órgãos externos de controle. Contudo, no decorrer do processo, percebemos que ela pode ser um importante instrumento de gestão e transparência”, destaca o secretário do Meio Ambiente, Junior Henrique Pinto.
O prefeito Beto Lunitti parabenizou o TI pelo desenvolvimento de mais uma plataforma, lembrando que o setor já colocou em funcionamento tecnologias semelhantes a serviço da Secretaria de Recursos Humanos e dos departamentos de Frotas, e de Compras, Licitações e Contratos. “São informações muito importantes para o gestor tomar decisões, mas também para divulgar dados dos serviços oferecidos pelo Meio Ambiente à população. Se, na época da criação do nosso município, há mais de 70 anos, caminhos foram abertos com foices e machados, organizando este momento atual, hoje em dia caberá às ferramentas tecnológicas, utilizadas por esta geração, responsáveis pela formação do futuro”, analisa. “De várias maneiras, esta gestão dá ampla liberdade para inovações, desde que apresentem resultados e estejam dentro dos limites da lei e do orçamento do município”, acrescenta.
RCC – Durante o encontro, o Departamento de TI apresentou o layout do hotsite que se encontra em fase final de desenvolvimento. Nesta página, a população poderá conhecer os detalhes e solicitar o serviço de recebimento de resíduos de construção civil (RCC) em pontos de entrega de pequenos volumes – a novidade será implementada nos próximos dias e encontra-se regulamentada pelo Decreto nº 1.179/2024.