PMPR lança Operação Natal 2021 e vai intensificar policiamento em horário comercial
Intensificar o policiamento ostensivo com ações preventivas e repressivas; assegurar a tranquilidade da população e do comércio local são algumas das ações previstas pela Polícia Militar do Paraná (PMPR) na Operação Natal 2021. O lançamento aconteceu, na tarde de ontem (13), no Largo São Vicente de Paula, em Toledo.
O comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente coronel José Osmar Novach, explica que a Operação Natal acontece nos 23 municípios de abrangência do Batalhão. “Queremos proporcionar a tranquilidade, principalmente, no período de maior concentração e compras voltadas as comemorações natalinas e as festas de final de ano. “Nesta época do ano, a movimentação financeira é maior e requer um reforço do policiamento além do já habitual realizado nos municípios”, afirma o comandante.
A Operação de Natal concentra o efetivo em locais em que a população realiza compras ou os utiliza como lazer. “Queremos oferecer mais segurança para a sociedade. Para isso, remanejamentos serão realizados para que tenhamos maior segurança nesta Operação”, salienta o tenente coronel.
A Operação de Natal acontece no horário estabelecido por cada município ou até mesmo Associação Comercial. “Procuramos adaptar o nosso horário de patrulhamento ao horário comercial. Assim, conseguiremos atender mais as pessoas que ficam nas praças ou no locais de lazer”, enfatiza Novach.
DIÁLOGO – Ele pondera ainda que a Polícia Militar já intensificou a patrulha comercial, em Toledo, no final do mês de outubro. “Um patrulhamento mais voltado a região do comércio; os policiais conhecem e conversam com os comerciantes ou os empresários. Os policiais conhecem as demandas e elas são apresentadas ao comando da Companhia”, menciona o tenente coronel.
Conforme as especificações de cada estabelecimento, a Polícia Militar tenta buscar a solução. Além disso, a população tem colaborado com o trabalho desta força de segurança. “Os nossos canais de atendimento são o 190 ou o 181, no qual a pessoa não precisa se identificar ou é uma situação que pode ter um processo de investigação”.
ORIENTAÇÃO – Apesar do patrulhamento da Polícia ser intensificado neste período que antecede as festas de final de ano, a população pode colaborar ao manter alguns cuidados. Por exemplo: quem pretende viajar, a recomendação é solicitar que uma pessoa próxima, amigo ou familiar, retire correspondência e dê aquela ‘olhadinha básica’. Conforme o comandante, “alguém de confiança pode acompanhar a casa; já nos ajuda muito que as correspondências sejam retiradas, o que significa que a casa não está só”.
Ao comerciante ou ao consumidor, a orientação do tenente coronel, é estar atento aos golpes no mercado. “Aos lojistas, nós criamos grupos para ampliar o contato com a Polícia Militar e as recomendações abrangem os cuidados com golpes, estelionato, moeda falsa, enfim. São situações que aumentam nesta época”.
OPERAÇÕES – Além da Operação de Natal, a PMPR inicia, no próximo final de semana, a Operação Verão nas prainhas, a beira do Lago de Itaipu. Nos demais municípios, Novach informa que a Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) será mantida. “Nós temos demandas em locais com muita concentrações de pessoas e, semanalmente, o grupo planeja operações com outros órgãos de fiscalização do Município ou do Estado de acordo com cada situação”. A Aifu acontece em Toledo, Marechal Cândido Rondon, Palotina e Guaíra. “Todas as ações da PMPR tem como objetivos levar mais segurança para a população e coibir a criminalidade”, finaliza o tenente coronel.
Da Redação
TOLEDO
Comentários estão fechados.