Política do Paraná perde o eterno deputado Duílio Genari

Faleceu aos 85 anos nesta quinta-feira (2 de março), em Toledo, o eterno deputado estadual Duílio Genari, que há anos vinha enfrentando sérios problemas de saúde. Dono de um carisma próprio, Duílio era admirado e respeitado por todos.

Deputado de Toledo e do Oeste

O então deputado estadual Duílio Genari, que esteve no cargo até o dia 31 de janeiro de 2015, é homem público detentor de carreira política histórica, e orgulhou a população de Toledo e do Oeste do Paraná. Hoje, o todo o Estado está de luto, pois perde uma liderança política com muita representatividade.

MUNICIPALISTA – Entre os feitos fundamentais de Duílio ao desenvolvimento de Toledo, está a criação da Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busato de Toledo (Facitol), como prefeito, no início dos anos 80, com o apoio do então vice-prefeito Arnoldo Bohnen, do bispo diocesano, dom Geraldo Majella Agnelo e outras lideranças locais. Mais tarde se transformou na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Entre as obras executadas pelo então prefeito Duílio, em seis anos de mandato, estão igualmente os prédios da Prefeitura e do Terminal Rodoviário Intermunicipal, o Estádio Municipal 14 de Dezembro, o Centro Social Urbano (CSU) e o Centro de Pesquisa em Piscicultura, entre outras realizações, todas de grande importância ao desenvolvimento do município.

TRAJETÓRIA – Duílio é natural de Veranópolis (RS), onde nasceu em 10 de maio de 1937, filho do casal Polenice e Giustina Genari. Aos 16 anos de idade, junto com os pais e 10 dos 11 irmãos, transferiu-se para Toledo em 1953, quando a cidade ainda era uma vila.

Em Toledo, desde cedo Duílio participou ativamente da vida comunitária, política e social do município. Casado com Azélia Dalla Costa Genari, começou a atuar na política em 1972, elegendo-se vereador aos 35 anos de idade.

Duílio foi lançado na política por lideranças do porte de Egon Pudell, Wilson Carlos Kuhn e Lamartine Braga Cortes e sua estréia numa disputa eleitoral não poderia ter sido melhor. Na primeira campanha política, obteve 1.905 votos dos 23 mil eleitores do município, o equivalente a 11% dos votos válidos, a maior votação proporcional da história da Câmara de Toledo.

Duílio assumiu cadeira na Câmara Municipal em 31 de janeiro de 1973 e logo depois foi indicado líder de Governo, pelo então prefeito Wilson Carlos Khun. No início de 1975 foi eleito presidente do Legislativo e em 15 de novembro de 1976, concorreu e venceu o pleito para prefeito de Toledo.

Assumiu a Prefeitura em 31 de janeiro de 1977 e permaneceu no cargo até 15 de maio de 1982, quando renunciou ao mandato para disputar cadeira na Assembleia Legislativa.

Entre suas façanhas singulares, estiveram a conquista de sete mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa, fato inédito entre políticos da região, depois de haver sido vereador, presidente da Câmara Municipal, prefeito de Toledo e presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop).

Em breve mais informações.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.