Portos do Paraná aprimora sistema de sinalização náutica

A Portos do Paraná finalizou a troca de boias de sinalização náutica no Canal do Surdinho, acesso alternativo ao Porto de Paranaguá. São quatro novos equipamentos, articulados e mais modernos. O investimento da empresa pública foi de R$ 2,8 milhões, o que incluiu a aquisição das boias, materiais e implantação de todo o projeto, que também compreende o canal principal.

Ao todo, serão nove equipamentos implantados e mais nove para uso sobressalente. Com a derrocagem submarina na Pedra das Palanganas, será feita a substituição das boias convencionais por articuladas também na região do Canal da Galheta.

A substituição das boias convencionais aumenta a segurança no trecho, que terá papel fundamental durante a realização das obras de dragagem no acesso principal aos portos paranaenses. Os novos equipamentos têm maior precisão na posição e atuam como um farolete, servindo como apoio para que os navegantes se localizem visualmente.

Diretores da Antaq conhecem projetos de ampliação do Porto de Paranaguá

Derrocagem em Paranaguá trará segurança para navegação e meio ambiente

“Os equipamentos são posicionados na margem do canal, o que aumenta a área para passagem dos navios. Eles diminuem a incerteza do posicionamento das boias em mais de 30 metros, delimitando as margens do canal com maior precisão”, explica Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná.

Maior segurança também para o meio ambiente, já que as novas boias definem com maior precisão os limites da navegação e têm maior visibilidade e alcance geográfico. Com isso, os riscos de encalhes e acidentes são minimizados.

VANTAGENS – As boias articuladas são mais resistentes, têm uma maior precisão de posicionamento, maior visibilidade do sinal (devido à maior altura), maior alcance geográfico e menor custo de manutenção.

“Um dos requisitos mais importantes para a segurança da navegação é a sinalização náutica. A preparação dos portos para receber maiores embarcações traz a necessidade de ampliar e modernizar os atuais sistemas de localização”, destaca o prático Marcos Martini, presidente da Praticagem de Paranaguá.

SEGURANÇA – Os Portos do Paraná mantêm 100% do índice de eficácia dos equipamentos de sinalização. Ao todo, são 68 sinais: 43 no Porto de Paranaguá, 18 no Terminal Ponta do Félix e mais sete em Antonina.

Além da substituição de boias no Surdinho, a autoridade portuária do Paraná investe em obras importantes para a segurança na navegação. A dragagem de manutenção continuada, que foi contratada por cinco anos, permite manter a profundidade nos canais, bacias de evolução e berços. Ao longo do contrato, serão mais de R$ 403,3 milhões investidos.

A derrocagem, que vai retirar parte de um maciço rochoso submarino no canal de acesso principal, deve reduzir os riscos de acidentes e ampliar o calado para que o porto receba navios de grande porte. A obra soma R$ 23,2 milhões em investimentos.

SURDINHO – O Canal alternativo ao Porto de Paranaguá foi dragado na última campanha de aprofundamento e hoje conta com calado de 12,5 metros. O Levantamento Hidrográfico, realizado pela Marinha do Brasil, com autorização nº 13/2020, foi analisado e aproveitado para a elaborar o projeto de alteração de auxílio à navegação.

Da Aen

CURITIBA

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.