Pós em Desenvolvimento Regional e Agronegócio abre inscrições

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA), do Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), está com inscrições abertas para alunos especiais de mestrado e doutorado. São ofertadas até 18 vagas em três disciplinas e os interessados podem se inscrever até o dia 10 de março.

As disciplinas ofertadas são Cooperação em Sistemas Agroindustriais (6 vagas), Desenvolvimento Econômico Brasileiro (6 vagas) e Economia Territorial (6 vagas).

As inscrições são feitas pela internet http://www.unioeste.br/pos/inscricoes/ . A seleção será feita a partir da análise da documentação enviada pelo candidato.

O resultado sai até o dia 16 de março e a matrícula deve ser feita no dia 17 de março. As aulas têm início dia 20 de março. A lista dos documentos necessários para inscrição pode ser conferida no edital, disponível pelo link https://www5.unioeste.br/portalunioeste/arq/files/PGDRA/003_-_2023_-_Inscricao_aluno_especial_-_primeiro_semestre_2023.pdf

As ementas das disciplinas são as seguintes: Economia Territorial: Definições: economia, território, região. Economia territorial: pressupostos e a definição de território econômico. Abordagens metodológicas: aspectos qualitativos e quantitativos da análise econômica territorial. A escala territorial. Interação entre territórios. Crescimento econômico territorial. Desenvolvimento econômico territorial.

Desenvolvimento Econômico Brasileiro: A Economia Brasileira de Fins do Século XIX até a Crise de 1929; Industrialização Brasileira no Período 1930-1945. O pós-guerra e a Nova Fase de Industrialização: O Plano de Metas, período 1962-1967; desaceleração no crescimento, reformas no sistema fiscal e financeiro, A Retomada do Crescimento 1968-1973: A desaceleração e o segundo PND. A crise dos anos oitenta. A interrupção do financiamento externo e as políticas de ajuste, Aceleração inflacionária e os planos de combate à inflação Abertura comercial e financeira, estabilidade econômica, retomada do crescimento; O papel da agricultura no desenvolvimento econômico. Desequilíbrios regionais. Distribuição de renda e pobreza. Relações com a economia internacional: integração, política industrial e dívida externa. O papel do estado no desenvolvimento, histórico e contemporaneidade.

Cooperação em Sistemas Agroindustriais: Modelos organizacionais coletivos sob a ótica da nova economia institucional e da sociologia. Cooperação e ações coletivas inseridas em sistemas agroindustriais. Estrutura e características dos sistemas coletivos. Análise da ação coletiva sobre a competitividade e a sustentabilidade de sistemas agroindustriais. Formas organizacionais coletivas no sistema agroindustrial brasileiro.

Daniel Schneider

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.