Pós em Recursos Pesqueiros assina convênio com universidade da Argentina
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) firmou, nesta terça-feira (20) um termo de cooperação com a Universidad Nacional de Formosa (UNAF – Argentina) para cooperação técnica, científica, educacional e cultural.
A cooperação entre as universidades acontecerá por intercâmbio de conhecimentos; realização de cursos, programas e eventos de interesse comum; utilização conjunta de bibliotecas; desenvolvimento conjunto de projetos e programas relacionados ao ensino, à pesquisa e à extensão; intercâmbio de pessoal para atuação em projetos conjuntos; e encorajar a formação com diploma bilateral de mestrado e doutorado.
Na ocasião o reitor da Unioeste, Alexandre Webber, salientou a importância de manter parcerias com outras universidades nacionais e internacionais que promovem o desenvolvimento da Instituição no ensino, pesquisa e extensão. “Estamos sempre buscando parcerias a fim de aprimorar o conhecimento técnico científico dos nossos professores, acadêmicos e servidores. Tenho certeza que esse convênio com a UNAF irá promover ainda mais nossa Universidade”, frisou
De acordo com o assessor chefe de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Unioeste, Rafael Mattiello, o convênio entre a Unioeste e a Universidad Nacional de Formosa (UNaF) torna-se especialmente importante por ser a Argentina, o país com maior número de universidades conveniadas à Unioeste, totalizando sete convênios, número que se iguala aos convênios com universidades paraguaias. A cooperação internacional com os países fronteiriços destaca a importância da Unioeste não apenas para as regiões oeste e sudoeste do Paraná, mas para Argentina e Paraguai, que colaboram fortemente nas parcerias científicas e acadêmicas.
Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca da Unioeste e representante institucional do termo, professor Aldi Feiden, a invciativa de buscar efetivar esse convênio internacional surgiu num evento em Foz do Iguaçu onde os professores de Formosa se mostraram bastante interessados nos Programa da Unioeste. “Com certeza essa parceria entre as duas universidades irá contribuir com o desenvolvimento dos cursos, em especial o Programa de Pós em Desenvolvimento Sustentável de Rondon”, comentou. A parceria aconteceu por intermédio dos professores Feiden, Altevir Signor e Wilson Rogério Boscolo, ligados ao Grupo de Estudos de Manejo na Aquicultura (GEMAq).
O coordenador anterior do PREP, Altevir Signor, ressalta que o convênio firmado contribui para o desenvolvimento de atividades internacionais do Programa, para a disseminação do conhecimento científico e tecnológico entre os países e, também, inserir os alunos de mestrado, doutorado e da graduação em pesquisas internacionais para que possam se desenvolver pessoal e profissionalmente. “Com isso, podemos angariar recursos junto aos órgãos de fomento internacionais e possibilitar à Unioeste atender aquilo que é a sua função: buscar a interinstitucionalidade, essas ações internacionais e esse processo de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação”, avalia Signor.
O diretor-geral do campus de Toledo da UNioeste, Remi Schorn, reforça que o convênio é resultado de um esforço conjunto entre a Unioeste, a UNAF, o GEMAq e os pesquisadores das duas instituições e que a parceria “manifesta essa nossa pretensão de universalização e, principalmente, de uma implementação de projetos específicos de relação entre as nossas universidades de tal forma que as duas instituições ganhem com aquilo que a outra já pesquisou. Este intercâmbio é um jogo de ganha-ganha onde, efetivamente, as duas instituições, os pesquisadores e a ciência (acima de tudo) é quem mais ganha. Isso é algo absolutamente importante tanto para nós quanto para a Universidade de Formosa”, observa.
TOLEDO