Proex: Estudantes desenvolvem ações de comunicação para ONGs de Toledo
No começo de dezembro foi realizada na FAG Toledo a socialização dos projetos desenvolvidos para a matéria de “Proex: Práticas em Produção Gráfica” com os acadêmicos do 2º período de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda. Os estudantes, orientados pelo professor Alcemar Araujo, escolheram instituições sociais de Toledo para produzir materiais de comunicação durante todo o ano letivo.
Os acadêmicos foram divididos em grupos de trabalho, reunindo estudantes dos dois cursos e delinearam ações comunicacionais para as instituições atendidas. Entre os trabalhos desenvolvidos estão redesign de marca, planejamento e produção de conteúdo para redes sociais, produção de vídeos e fotos, vídeo institucional e materiais gráficos como cartão de visita, banners, uniformes, canecas entre outras entregas de acordo com a necessidade e particularidade de cada Organização Não Governamental.
As organizações atendidas foram a Embaixada Solidária, que acolhe imigrantes e os auxilia no processo de socialização no país; a Afocato, que acolhe animais abandonados, cuida da saúde e bem-estar deles e os coloca para adoção; a APA – Lar dos Idosos, um espaço de acolhimento para pessoas da terceira idade e a ONG Amigas do Bem Viver, instituição que proporciona um ambiente de bem-estar e saúde para pessoas em tratamento de câncer. A apresentação contou com a participação de representantes das ONGs, que falaram sobre a experiência com os estudantes.
A coordenadora da Afocato, Edna Rodrigues Fonseca, assistiu a apresentação e manifestou seu agradecimento pelo trabalho realizado. “O voluntariado é desafiador e não é para todo mundo, eles assumiram esse compromisso com a gente e fizeram um trabalho lindo e extremamente importante, já que as redes sociais são o nosso principal contato com os tutores adotantes e todos que desejam ajudar a instituição. Esperamos de coração que eles continuem contribuindo com a Afocato, será de grande ajuda”, destacou.
A representante da organização Amigas do Bem Viver, Eline Grillo, também esteve presente e falou como foi receber a ajuda dos estudantes. “Nós nunca tivemos voluntários que trabalhassem com a comunicação, era algo que fazíamos do nosso jeito, a chegada dos acadêmicos ajudou muito a melhorar nossa visibilidade e deixar os materiais da ONG mais bonitos e profissionais, foi muito valioso”, completou.
RESPONSABILIDADE SOCIAL – O objetivo da inserção do Projeto de Extensão (Proex) na grade curricular é aproximar a instituição de ensino da comunidade, levando os acadêmicos a desenvolver trabalhos que causem impacto social. Este projeto de extensão na área da comunicação foi idealizado com o propósito de oferecer aos nossos estudantes de Publicidade e Propaganda e Design Gráfico uma experiência prática que se assemelhasse ao ambiente de trabalho real, por meio de parcerias com ONGs. Durante todo o projeto, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar situações reais, enriquecendo assim sua jornada acadêmica e profissional.
De acordo com o professor Alcemar Araújo, foi uma jornada surpreendente e gratificante orientar os alunos nesse projeto colaborativo com as ONGs locais. “Enquanto mediador do conhecimento, é sempre gratificante ver os alunos aplicando seus conhecimentos em situações do mundo real e, ao mesmo tempo, fazendo a diferença na comunidade”, fortaleceu.
TOLEDO