Profissionais da Saúde participam de capacitação aos projetos Nutriz e Apojo
Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde participaram, nesta semana, de uma capacitação sobre os projetos Nutriz e Apojo, referentes ao aleitamento materno e à amamentação. O projeto de aleitamento materno conta com o apoio do Rotary Club Marechal Cândido Rondon 25 de Julho, através do Programa de Aleitamento Materno Rondon (Proamar).
Os assuntos foram ministrados pela agente comunitária de saúde, Andiara Peixoto, e pela doula, Gilvana Machado Costa. A capacitação realizada na prefeitura de Marechal Cândido Rondon também contou com as presenças da secretária municipal de Saúde, Marciane Specht, e a coordenadora da Atenção Primária, Raquel Rech.
Criado em julho de 2019 pela enfermeira Alexandra dos Santos Marcelino Mendonça e pelas agentes comunitárias de saúde Andiara Peixoto e Angélica Bayer, da Unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) do Bairro Botafogo, o projeto Nutriz objetiva a doação de leite humano e incentivar as nutrizes a amamentar seus bebês exclusivamente no peito até os seis meses de idade, desfazendo a ideia de que faltará leite aos bebês caso venham a doar leite.
Com a finalidade de estender o projeto Nutriz ao bairro Vila Gaúcha, recentemente o Hospital Bom Jesus sediou treinamento com profissionais de saúde sobre o armazenamento e acondicionamento do leite captado. Vale salientar que na Vila Gaúcha a recolha de leite e as visitas solicitadas por nutrizes serão feitas por agentes comunitários de saúde e enfermeiros.
DIFERENCIAL – O estímulo da amamentação (bebê sugar o leite do peito), aliado a uma alimentação saudável e à boa ingestão de líquidos são fatores que aumentam a produção de leite ou até o excedente, tornando possível a doação.
“Além de propor qualidade de vida aos recém-nascidos da nossa cidade e da região, o projeto tem o diferencial de empoderar as profissionais dentro da atenção básica, as quais são dotadas de muita capacidade, mas que muitas vezes não são aproveitadas, evidenciando o potencial das agentes comunitárias de saúde mediante a coordenação de projetos”, frisa a secretária.
“O Projeto Nutriz é precursor na utilização de ordenhadeiras elétricas. Esta metodologia minimiza o contato do leite com a nutriz, consequentemente proporciona maior qualidade e diminui os riscos de contaminação”, destaca Marciane.
Entre outros benefícios proporcionados pelo projeto nestes mais de dois anos de criação, estão a ampliação de leite no Banco de Leite Humano, aumento de vínculo entre a ESF e as nutrizes, acompanhamento integral das nutrizes e lactantes, minimização do perigo de morte do recém-nascido de alto risco, conscientização das nutrizes quanto à importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses – ato que aumenta o vínculo entre mãe e filho -, aceitação de que o ato de amamentar e doar o leite excedente faz com que aumente a produção.
APOJO – Criado recentemente, o Projeto Apojo será concentrado no Hospital Municipal Dr. Cruzatti, em Marechal Rondon. A ação visa estimular a amamentação para promover a saúde do recém-nascido e da genitora. “Sabemos que o ato de amamentar é natural e constitui a melhor forma de alimentar bebês de até seis meses, além de fortalecer as defesas do organismo e estabelecer afetividade entre mãe e filho”, expõe a secretária.
No que tange à metodologia, são utilizadas práticas intervencionistas de abordagem qualitativa, focando a percepção, o conhecimento e a prática sobre amamentação dentro do ambiente hospitalar. Trata-se de uma estratégia ousada e ininterrupta, garantindo o aleitamento materno aos recém-nascidos de Marechal Rondon. Destaca-se que haverá o acompanhamento das puérperas durante as primeiras mamadas, período em que é registrada a maior dificuldade.
MARECHAL CÂNDIDO RONDON
Comentários estão fechados.