Profissionais do IDR-PR, parceiros e olericultores participam de visita técnica em SC
Um grupo formado por profissionais do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) da Meso Oeste e Noroeste, olericultores, profissionais de entidades parceiras (Biolabore, FAG e Itaipu Binacional) participaram de uma visita técnica ao estado de Santa Catarina nesta semana.
Nos dias 23 e 24 de maio, o grupo conheceu o trabalho desenvolvido pela Epagri no Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH). Na oportunidade foram visitadas propriedades nos municípios de Angelina, Anitápolis e Antônio Carlos. Nas cidades, os participantes conheceram a produção de brássicas (um grupo de hortaliças que incluem alimentos bem conhecidos, como a couve-flor, o repolho, o rabanete e o nabo), chuchu e folhosas.
PRINCÍPIOS – De acordo com a engenheira agrônoma do IDR-PR Márcia Vargas Toledo, que coordenou a visita técnica, o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças possui como princípios o cultivo de hortaliças com o revolvimento do solo restrito a linha de cultivo e uso de plantas de cobertura que consigam produzir no mínimo 10t de matéria seca. O Sistema ainda proporciona a rotação de culturas.
Márcia explica que o Sistema proporciona mais saúde para as plantas e para o Meio Ambiente com menor uso de agroquímicos, redução no uso da água e aumento da produtividade, proporcionando maior lucratividade ao agricultor.
Ela complementa que foi possível constatar o Sistema na prática em propriedades durante a visita técnica. “São mais de 15 anos, neste sistema de cultivo. Um exemplo do sucesso é por exemplo na produção de chuchu. A família visitada conseguiu saltar de 20 t/há para 120 t/há”, salienta Márcia.
Na oportunidade, a engenheira agrônoma menciona que o evento faz parte do projeto Ação Integrada de Solos e Água, eixo SPDH que visa o desenvolvimento da técnica para as regiões Oeste e Noroeste do Paraná, com ações na pesquisa e extensão.
Da Redação
TOLEDO