Projeto da Unioeste encerra curso de formação continuada de professores da Educação Básica

O projeto de extensão COMQUÍMICA das crianças do Núcleo de Ensino de Ciências de Toledo (Necto) encerrou a parte inicial do Grupo Colaborativo de professores da rede municipal da Educação Básica. O evento teve a participação dos professores do projeto, Marcia Borin da Cunha, Olga Maria Schimidt Ritter, Lourdes Aparecida Della Justina, Terezinha Lindino e dos estudantes de pós-graduação Mikael Otto e Luiz Carlos Marinho Araujo e da secretária de Educação de Toledo, Elisângela Batista. Como jurados da gincana, os professores Douglas Dragunski e Rodolfo Vertun (Matemática- UTFPR).

Participaram do Grupo Colaborativo 52 professores da rede municipal, que iniciaram a formação em agosto deste ano. Os trabalhos foram organizados em encontros quinzenais, onde eram preparadas propostas de ensino que eram trabalhadas em sala de aula com os estudantes de 1º a 5º ano das escolas municipais do município de Toledo.

A coordenadora do Grupo de Formação, Marcia Borin da Cunha, explica que o trabalho foi desenvolvido como uma cooperação entre a Unioeste e a Secretaria Municipal de Educação de Toledo (Smed) onde todos os envolvidos ganham: a Universidade, por atuar na comunidade; as escolas, por ter professores e atividades de ciências estruturadas por uma perspectiva investigativa; e a Smed com o auxílio na formação continuada de professores.

A secretária de Educação de Toledo, Elisângela Batista, ressalta que a profissão de professor exige que o trabalhador esteja em constante formação para se atualizar sobre as novas pesquisas que saem e se aprofundar em conhecimentos já adquiridos na primeira formação. “A formação continuada é primordial para a qualidade e excelência do ensino, porque somente a formação inicial não supre todas as mudanças que acontecem, as evoluções que ocorrem no decorrer do tempo na educação. Então, o tempo vai passando e as pessoas precisam se aprimorar, se aprofundar em novos fundamentos, novas teorias, e até mesmo se aprofundar naquelas teorias que já existiam na graduação”, explica Batista.

TOLEDO

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.