Projeto Rondon: Equipes da Unioeste apresentam resultados de ações em Minas e no Amapá
Na manhã da última sexta-feira (02) a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) apresentou o resultado das ações realizadas pelo grupo de acadêmicos e professores que participaram do Projeto Rondon realizado nos estados do Amapá e em Minas Gerais.
Oito acadêmicos da Unioeste e mais dois professores participaram nas cidades de Cristália, interior do estado mineiro dos dias 26 de junho a 13 de julho e, outro grupo – com a mesma quantidade de participantes – esteve no Amapá, município no estado homônimo, no período de 6 a 22 de julho.
O coordenador Institucional do Projeto Rondon da Unioeste e coordenador Adjunto na Operação Rondon Amapá, professor Marcos Freitas de Moraes, está desde 2008 no Projeto Rondon. Para ele, cada ação é única e cheia de significados, pois os alunos acabam descobrindo o seu potencial além das atividades desempenhadas dentro do campus da Universidade.
“O conhecimento de sala de aula tem um significado, mas o conhecimento de uma operação, de vivenciar uma realidade diferente e ajudar o próximo são únicos. Vejo nos olhos dos acadêmicos o brilho a cada ação. É muito gratificante”.
As equipes trabalharam em ações que envolvem atividades nas áreas de saúde, educação, direito e justiça e cultura realizando oficinas para atender a comunidade e as necessidades de capacitação e formação de outras pessoas. Foram momentos de troca de experiência.
As equipes enviadas para a Operação Rondon são preparadas previamente durante seis meses. E, neste momento, a Unioeste já está preparando a equipe Portal dos Sertões que vai para o município de Macururé, no interior da Bahia, em janeiro de 2023.
TOLEDO