Proteína animal: exportadores brasileiros buscam novos negócios em feira no México

ABPA e ApexBrasil promovem ação comercial e de imagem durante a Expo Carnes y Lacteos 2023, em Monterrey

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), levarão agroindústrias exportadoras de aves, ovos e suínos do Brasil para ação que será realizada durante a Expo Carnes y Lacteos, entre os dias 21 e 23 de fevereiro, em Monterrey (México).

No evento, que é uma das maiores feiras mexicanas para a indústria de alimentos, a ABPA contará com uma área exclusiva para a realização de rodadas de negócios e reuniões com stakeholders. Cinco agroindústrias brasileiras confirmaram presença no espaço da ABPA:  BRF, Pif Paf, C.Vale, Copacol, Netto.

Além do fomento a novos negócios, a ação terá como foco clarificar os objetivos brasileiros junto ao mercado mexicano, voltado à garantia de suprimento da demanda local de alimentos, em complementação à produção local dessas proteínas.   Ao mesmo tempo, serão distribuídos materiais promocionais com informações sobre as empresas exportadoras e sobre a cadeia produtiva do Brasil – distribuídos em forma física e por QR-Code.

“Esta é a primeira ação realizada no mercado do México desde a abertura do país para as exportações brasileiras de carne suína, ocorrida no segundo semestre do ano passado.  O país da América do Norte é o segundo maior importador de carne suína do planeta e o Brasil está preparado para apoiar sua demanda. Assim, como já temos estabelecido com o suprimento de produtos avícolas, queremos reforçar nossos laços com importadores, stakeholders e produtores locais, marcando nossa posição como parceiros no auxílio à oferta de alimentos para a população do México, especialmente neste momento de forte pressão inflacionária”, destaca Luís Rua, diretor de mercados da ABPA, que participará da ação. 

O México está entre os 10 principais importadores de carne de frango do Brasil.  Em 2022, importou 140,3 mil toneladas do produto avícola brasileiro, volume que superou em 34,3% o total importado pelo país em 2021, com 104,4 mil toneladas. 

SOBRE A ABPA – A ABPA é a representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil. Congrega mais de 140 empresas e entidades dos vários elos da avicultura e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 8 bilhões. Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a ApexBrasil, das cinco marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: Brazilian Chicken, Brazilian Egg, Brazilian Breeders, Brazilian Duck e Brazilian Pork. Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção –, fomentando novos negócios para a cadeia exportadora de ovos, de material genético, de carne de frangos e de suínos.

Da Assessoria ABPA

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