Provas da Correr Toledo despertam a solidariedade e incentivam a inclusão dos participantes

Proporcionar a alegria, despertar a solidariedade, motivar a união, promover a inclusão, incentivar a saúde e a prática ao esporte são objetivos da Corrida Solidária. Em sua quarta edição, as provas infantil, adulto e a caminhada acontecem nos dias 18 e 19 de dezembro. Promovida pela Associação Correr Toledo com o apoio da Itaipu Binacional, a Corrida Solidária traz benefícios ao ser humano, tanto na parte física como na espiritual, pois consegue unir corrida, caminhada e solidariedade e os bons resultados são revertidos para a sociedade, isto é, para a Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp), mantenedora Hospital Bom Jesus.

Para a presidente da Associação Correr Toledo, Rejane Michels, essa edição dá continuidade as ações do grupo. “A primeira edição aconteceu no ano em que o Bom Jesus passava por dificuldades financeiras e a instituição até poderia encerrar as suas atividades. Naquele momento, os corredores da Associação decidiram colaborar com essa importante instituição”.

Ela complementa que muitas pessoas do município e da região buscam pelo atendimento no Bom Jesus e a Correr Toledo é sensibilizada pelo trabalho realizado por toda a equipe desta instituição. “Decidimos iniciar as ações da Corrida Solidária e já estamos na quarta edição”.

De acordo com uma das organizadoras da prova e integrante da Correr Toledo, Sandra Schossler, para muitas pessoas as datas comemorativas, em dezembro, despertam a alegria e unem famílias e amigos. “Aos integrantes da Associação, este mês, também é sinônimo de colaborar com a unidade hospitalar que atende a população de uma região com respeito e dedicação”.

SAÚDE – O Hospital Bom Jesus atende a população dos 18 municípios que compõem a 20ª Regional de Saúde de Toledo pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Sandra enfatiza a importância do Hospital para Toledo e região e, por isso, a decisão da Correr Toledo em colaborar com essa estrutura. “Os valores arrecadados nas inscrições serão revertidos, integralmente, ao Hospital. São recursos que podem ser destinados para melhorias estruturais”, afirma Sandra ao complementar que os litros de leite também serão entregues à Hoesp.

A superintendente do Hospital Bom Jesus, Zulnei Bordin, explica que a unidade hospitalar consegue realizar melhorias estruturais com o apoio de ações solidárias das instituições. Entre as melhorias, estão a troca de parte dos mobiliários, instalação de um novo elevador, pinturas de paredes, entre outras ações. “Atualmente, a instituição não possui recursos próprios para aplicar em melhorias estruturais”, menciona Zulnei.

Os recursos da Corrida Solidária, viabilizados pela Associação Correr Toledo, serão destinados para o término da pintura externa predial. Ela explica que parte da pintura externa foi iniciada em 2020 com o recurso arrecadado na Corrida realizada em 2019. “Com o evento deste ano poderemos concluir a pintura, resolvendo situações de infiltrações das paredes externas e, desta maneira, atendendo as resoluções sanitárias”.

Outro grande apoio da Corrida Solidária, conforme a superintendente do Bom Jesus, é a arrecadação de leite longa vida. “Ele é extremamente importante ao Hospital, que possui o consumo diário de 50 a 60 litros para pacientes e acompanhantes. Com isso, a arrecadação contribui e garante o estoque para alguns meses”, reforça Zulnei.

INFANTIL E ADULTO – A presidente da Associação Correr Toledo, Rejane, informa que a quarta edição da Corrida Solidária acontece no próximo final de semana, mas a preparação e a arrecadação dos litros de leite acontecem alguns dias. “Integrantes da Correr Toledo e de outros grupos de corridas do município auxiliam na arrecadação das caixas de leite nos supermercados”, afirma Rejane ao complementar que uma ação está prevista para este sábado (11) nos supermercados. “No sábado anterior, dia 4 de dezembro, arrecadamos mil litros”.

Sandra salienta que o entusiasmo dos integrantes da Associação Correr Toledo em promover as provas ou em colaborar com o Hospital é semelhante ao entusiasmo que muitas pessoas sentem ao participar em uma prova. Ela acredita que a Corrida Solidária deve reunir 400 atletas adultos, 200 crianças e 100 pessoas para a caminhada. As inscrições seguem até o dia 16 de dezembro, tanto para as crianças como aos adultos. As inscrições infantis são gratuitas e as dos adultos possuem o investimento de R$ 70,00 mais dois litros de leite longa vida. Elas podem ser realizadas no site da Correr Toledo: http://corrertoledo.com.br/solidaria/.

A prova infantil acontece no sábado, dia 18 de dezembro, no Estádio Municipal 14 de Dezembro, com largada programada para às 14 horas. Com o apoio da Itaipu Binacional e outros parceiros, Sandra revela que a Correr Toledo decidiu ampliá-la e, nesta edição, estão convidadas a participar crianças que apresentam deficiência física ou intelectual. “Nós queremos mostrar que o esporte, em especial, a corrida, pode fazer a diferença na vida de cada participante”.

Podem participar crianças de 4 a 14 anos de idade e as inscrições não possuem custo. Os pequenos ainda recebem um kit composto por medalha e camiseta. O kit será entregue no Estádio antes da prova.

A prova dos adultos acontece no domingo, dia 19 de dezembro. O atleta pode escolher em correr cinco ou dez quilômetros. A premiação será entregue por categoria e a largada está programada para às 7h30 no Estádio Municipal. Os kits também serão entregues antes da prova.

ORIENTAÇÃO – Sandra afirma que a Associação Correr Toledo é uma entidade que incentiva a prática ao esporte e também preza pela saúde. Mantendo os cuidados para evitar a proliferação do novo coronavírus (Covid-19), ela explica que o kit somente será entregue mediante comprovação de inscrição através de comprovante de pagamento, comprovante de vacinação contra a Covid-19 ou teste negativo realizado a menos de 48 horas e recepção de dois litros de leite. Para mais informações (45) 9-9805-2667.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.