Quatro dicas de decoração industrial em diversos espaços da casa
Contemporânea e funcional, a tendência da serralheria é uma opção inovadora que harmoniza perfeitamente com móveis de marcenaria. A combinação de metal e madeira cria um estilo de decoração industrial que gera um ambiente descontraído e aconchegante. Devido à facilidade de manutenção e à simplicidade dos objetos, essa abordagem combina com diversas outras peças decorativas. Adequado para espaços de qualquer dimensão, seja em casas ou apartamentos, esse estilo vem conquistando espaço em diversos ambientes domésticos.
“Ao mesmo tempo que cria um ambiente despojado, a serralheria também confere sofisticação e organização ao espaço. Esse conceito é particularmente eficaz em locais menores, como apartamentos compactos e estúdios, já que transforma espaços inutilizados em áreas úteis, como prateleiras e displays metalizados”, explica a arquiteta da Yticon, Maria Fernanda Picotti Marques. Pensando nisso, ela preparou quatro dicas de como aplicar a serralheria em diferentes ambientes da casa.
1. Sala de estar
Mesas menores, com tampos em granito ou mármore e bases de alumínio, criam composições elegantes que liberam espaço para o sofá e a televisão, preenchendo o ambiente de forma sutil sem atrapalhar a circulação. Persianas de madeira fina também se destacam como elementos versáteis, substituindo cortinas de tecido e evitando o acúmulo de poeira nos cantos da casa.
“Optar por mesas menores e mais prateleiras incorporadas ao rack da televisão são estratégias que economizam espaço e facilitam a circulação no ambiente. Uma sugestão mais audaciosa é manter aberto o espaço entre a área de jantar e a sala, separadas apenas pelo suporte de televisão, como foi feito no decorado do Hype, em Londrina (PR)”, explica Maria.
2. Livings e sala de jantar
Na sala de jantar, a serralheria se destaca na iluminação e nas bancadas de armário, contrastando com mesas maiores em cores que se distanciam dos tons cinza e amadeirados. “Nestas áreas, o uso de móveis brancos e plantas pode proporcionar uma sensação de tranquilidade. Colorir uma das paredes, por exemplo, pode dar mais vida ao ambiente e combina muito bem com a estética promovida pelo uso da serralheria”, comenta.
3. Banheiros
O alumínio não é exclusivo das áreas comuns; ele também pode aparecer na decoração dos banheiros. Em contraste com as peças em porcelana, o metal inoxidável tem grande utilidade como suporte para espelhos, seja para armazenar cosméticos quanto para acomodar pequenas plantas aromáticas ou aromatizadores. “Neste ambiente, a iluminação em LED pode potencializar a decoração, especialmente quando aplicada ao redor do espelho e de maneira discreta no teto”, enfatiza a arquiteta.
4. Quarto infantil
Além de seu aspecto industrial, a serralheria oferece alternativas criativas para a decoração. Em quartos infantis, as tradicionais prateleiras de madeira podem ser substituídas por tábuas que imitam pranchas de skate, enquanto os armários convencionais ganham uma estética mais escolar. “Para fugir um pouco do cinza, as cores devem aparecer nas paredes, tapetes e em acessórios menores, como porta-retratos e almofadas. O laranja e os tons de azul esverdeado são escolhas interessantes por se desviarem do padrão e trazerem vivacidade ao espaço”, detalha.