Queijos Finos lança o Queijo tipo Bel Paese, premiado antes mesmo de chegar ao mercado
O projeto de Queijos Finos do Biopark anunciou, na segunda-feira (20), o lançamento do seu mais recente produto: o queijo tipo Bel Paese. O queijo, que já conquistou uma medalha de prata no 3º Mundial do Queijo do Brasil antes mesmo de sua introdução oficial ao mercado, é fruto de uma parceria com a Granja Santo Expedito, localizada no distrito de São Camilo, em Palotina.
Originário da Itália, o queijo tipo Bel Paese é celebrado por sua combinação de tradição queijeira com inovação tecnológica. “Com todo suporte do Biopark, recebemos a tecnologia para a produção do queijo tipo Bel Paese, que sabíamos ser bem aceito ao paladar de nossa região. Para nossa surpresa, em menos de quatro meses, conquistamos a medalha de prata no Mundial do Queijo do Brasil”, explica o produtor, Alcelio Bombacini.
A escolha de produzir o queijo tipo Bel Paese não foi ao acaso. Após um processo de seleção que envolveu diversos tipos de queijos do Projeto de Queijos Finos do Biopark, o queijo tipo Bel Paese destacou-se como o favorito na família do produtor. “Fizemos um teste com vários queijos do projeto, e o queijo tipo Bel Paese foi o único que teve unanimidade entre os quatro membros da minha família. Sua aceitação foi de 100%, e foi então que decidimos que ele seria o primeiro queijo a ser produzido em parceria com o projeto”, detalha o produtor.
DESAFIO
O caminho para começar a produção, no entanto, teve seus obstáculos. O maior desafio enfrentado foi a espera pela conclusão da agroindústria. “A espera foi desafiadora, mas uma vez que a instalação estava pronta, iniciamos a produção sem maiores dificuldades. Os lotes produzidos têm sido excelentes, e a premiação no Mundial de Queijos é uma prova disso”, comemora Alcelio.
Com o sucesso do queijo tipo Bel Paese, a Granja Santo Expedito está pronta para enfrentar o próximo desafio: a produção de mais um queijo fino, o queijo tipo Emmental. “O processo de transferência de tecnologia já está em andamento, em colaboração com a equipe do Projeto de Queijos Finos do Biopark”, afirma o produtor.
O apoio técnico fornecido pelo Biopark aos produtores associados ao projeto de Queijos Finos não se limita apenas à transferência da tecnologia de fabricação de queijos finos. Como no exemplo do produtor Alcelio, esse suporte é iniciado antes mesmo do processo de produção do queijo.
“Seja para o aumento da qualidade do leite ou até mesmo para a criação de uma agroindústria, o produtor faz tudo acontecer, sabendo que conta com um suporte técnico especializado, disponível sempre que necessário”, enfatiza a gerente de PD&I do Biopark Educação, Carolina Trombini. “Estamos desenvolvendo queijos finos espetaculares nos laboratórios do Biopark Educação, a prova disso são os reconhecimentos e premiações em âmbito nacional e internacional”, conclui.
TOLEDO
Bela Terra
O queijo tipo Bel Paese é originário da Itália, especificamente da região da Lombardia, e foi desenvolvido no final do século XIX por Egidio Galbani. Este queijo foi criado com o objetivo de competir com os queijos franceses no mercado italiano. É um queijo de textura macia e cremosa, feito a partir de leite de vaca, e possui um sabor suave e delicado. Seu nome, que significa “bela terra” em italiano, reflete seu propósito de representar a qualidade da culinária italiana. O queijo tipo Bel Paese é versátil e pode ser servido com pães, frutas ou vinhos, sendo popular tanto na Itália quanto internacionalmente.