Região Oeste terá primeira indústria de produção de tanques pré-moldados
A região Oeste tem mais um avanço na produção de biocombustíveis. No dia 26 de março, às 19h será inaugurada a Primeira Indústria Brasileira de Produção de Tanques Pré-Moldados CSTR para atendimento nas necessidades da infraestrutura de biodigestão do Programa de Saneamento Rural e Biocombustíveis do Oeste do Paraná.
Com um investimento de, aproximadamente R$ 2,5 milhões, o projeto é realizado pela empresa BetonGerman, em cooperação com as Cooperativas Ambicoop, Coopersan, Coogesmar e Cooperpont, e com o Programa Gree Fuels Paraná. Esse Programa tem o objetivo de realizar a gestão, tratamento e transformação dos dejetos e resíduos da cadeia de produção e industrialização de proteína animal e outras biomassas do Oeste do Paraná, produzindo os seguintes produtos finais: biocombustíveis, fertilizantes orgânicos e créditos de carbono.
“Sem está tecnologia não é possível termos estruturas robustas e eficientes na gestão, tratamento e transformação das biomas residuais da cadeia de produção e industrialização da proteína animal. Esta indústria permitirá o início efetivo do programa de Saneamento Rural no Oeste permitindo a ampliação da produção sustentável”, comenta um dos diretores do Programa Green Fuels Parana, Neudi Mosconi.
O PROJETO – O surgimento do BetonGerman é um resultado de dois empresários do Brasil e da Alemanha, que investiram com fundos privados, pois acreditam no futuro de um novo mercado nacional de biodigestão e grandes reservatórios pré-fabricados. Sendo construídas com as mesmas técnicas sofisticadas e eficientes como as que se estabeleceram na Alemanha, permitindo alta eficiência e durabilidade.
“A indústria permitirá atender outros atores dentro do Estado e fora dele, replicando desta forma o conceito com redução significativa dos custos de construção de sistema de Biodigestão de alta performance”, complementa.
Mosconi é articulador deste projeto. Ele conta que esteve na Alemanha junto com o Helmut e o Dieter da MeLe Biogás GmbH onde iniciaram o processo de transferência desta tecnologia para o Brasil. “Depois iniciamos um processo de integração de parceiros locais; o que pesou na definição com o empresário Geraldo Zimmermann de Nova Santa Rosa foi a facilidade de comunicação entre os envolvidos”.
A inauguração da Primeira Indústria Brasileira de Produção de Tanques Pré Moldados CSTR terá a presença de prefeitos da região, secretários de Estado, empresários da Alemanha e agricultores de diversos municípios da região Oeste. O evento será na Rod PR 589 km 9,4 saída para Novo Sarandi, em Nova Santa Rosa. Na ocasião também será apresentado o Programa Green Fuels Paraná.
Essa indústria é um esforço coletivo e privado com apoio do poder público a fim de implementar ações de Desenvolvimento Sustentável, no âmbito do que propõe o pacto global para a descarbonização do planeta a partir de implementação da chamada ‘Agenda 2030’. “Será a primeira indústria do Brasil é o Oeste Paranaense mostrando sua disposição em produzir sem impactar o meio ambiente”, finaliza Mosconi.
NOVA SANTA ROSA