Regional de Toledo tem 90% de lavouras de milho em boas condições

As lavouras de milho, segunda safra, se mantém em boa condição, segundo o técnico do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) Paulo Oliva. O levantamento do Deral é publicado sempre na quinta-feira de cada semana.

No Paraná, 92% da cultura de milho, segunda safra, apresenta uma condição boa de desenvolvimento e somente 8% média, sendo que 33% da cultura está em desenvolvimento vegetativo; 36% no estágio de floração; 30% em frutificação e 1% em maturação.

De acordo com Oliva, a nível de regional, 90% do milho safrinha está em condição boa e somente 10% em estágio médio. Com relação ao estágio da cultura, 20% está em desenvolvimento; 70% em floração e 10% em frutificação. “As condições estão boas neste momento”.

DESAFIOS – O desenvolvimento da cultura está dentro do esperado, porém alguns cuidados devem ser mantidos, como realizar um manejo adequado da cultura. O técnico ainda pondera que o produtor tem realizado o controle adequado da cigarrinha e, por isso, a incidência está menor nesta safra. “O produtor está confiante com os resultados dessa safra”.

A expectativa é começar a colher a área no final de junho, seguir julho e algumas lavouras devem finalizar em agosto. Oliva explica que o principal desafio do produtor é a ocorrência de geada, principalmente, nessa fase mais delicada do crescimento da cultura. A semana está sendo marcada pela queda significativa das temperaturas na maioria do Estado, devido uma massa de ar polar. “Apesar da diminuição das temperaturas, esse frio não deve atrapalhar o desenvolvimento do grão e a condição climática permanecerá boa”.

EVOLUÇÃO – De maneira geral, o desenvolvimento da cultura está dentro do esperado. A área plantada é de 450 mil hectares na regional de Toledo. A projeção inicial é uma produtividade de 2.722.500 milhões de toneladas. “Se a cultura continuar se desenvolvendo bem, a produtividade pode ser superior até o final da safra. Na safra anterior, foram colhidos em média 2.513 milhões de toneladas”, afirma o técnico ao complementar que a principal preocupação do produtor é como ocorrerá a transição entre a La Ninã e o El Ninõ. “É uma situação que precisamos aguardar”.

CONDIÇÃO CLIMÁTICA – Os últimos dias foram marcados por chuvas em algumas regiões do Estado e teve maior nebulosidade, característica própria da estação, porém a maioria dos dias apresentou condições com predomínio do sol durante boa parte do dia.

Essa condição tem sido favorável para o desenvolvimento das lavouras. A maior parte das lavouras de milho da segunda safra está em fase de floração, e as condições são boas.

Oliva salienta que o clima tem favorecido tanto as lavouras de milho safrinha, que se encontra, principalmente, na fase reprodutiva, quanto o plantio de trigo, que está em fase de germinação e desenvolvimento vegetativo. “As lavouras, em geral, estão em ótimas condições e prometem corroborar grandes produções de grãos”, menciona o técnico.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.