Representantes do artesanato regional avaliam ações e discutem estratégias

Representantes de artesãos da região lindeira se reuniram na sede do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu para deliberarem sobre algumas questões relacionadas ao setor. Dentre os assuntos estiveram, a avaliação quanto aos resultados do I Encontro da Rede de Cooperação do Artesanato, realizado em agosto. Outro destaque foi a participação na Mega Artesanal em São Paulo, que será realizada de 26 a 29 de outubro. Também foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pelo Instituto Frontera – Comunicação, Cultura, Natureza.

Ao avaliar o I Encontro da Rede de Cooperação do Artesanato, os participantes destacaram a importância de cursos aos artesãos para venda pela internet, produção de imagens, descrição dos produtos, feira itinerante e informações a respeito das normas.

Os quesitos devem fazer parte do planejamento estratégico, que levará em conta as informações levantadas junto aos artesãos. O objetivo é a troca de informações entre os envolvidos, segundo a diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler. “Um cronograma deve ser estabelecido para 2023”, ressalta.

Marlei Farias, uma das coordenadoras da rede de artesanato, ressalta a conciliação do trabalho e o desenvolvimento conjunto. “Já tivemos os primeiros passos com cadastramento dos artesãos e formação de um grupo regional com fomento e experiências positivas”, ressalta.

MEGA ARTESANAL – Os artesãos também foram convidados para a Mega Artesanal, que será realizada em São Paulo. O Conselho dos Lindeiros fornecerá o transporte para o evento por intermédio da Linha Ecológica, e os artesãos custearão sua hospedagem, alimentação e deslocamento na cidade, conforme Sandra Finkler.

A Mega Artesanal é realizada há mais de 15 anos, com a participação da indústria, do comércio, dos ateliês, confeiteiros e artesãos. São oferecidos cursos e demonstrações, além dos lançamentos e venda de produtos, matérias primas, projetos, desafios, exposições, premiações, encontros e negócios.

A saída de Santa Helena está programada para 15h do dia 27 de outubro e a chegada de retorno dia 30, próximo ao meio dia. Os artesãos poderão participar do evento em dois dias, 28 e 29 de outubro.

CAPTAÇÃO DE RECURSOS – Na reunião foi aberto espaço ao Instituto Frontera – Comunicação, Cultura, Natureza, para apresentarem os trabalhos que são desenvolvidos em prol da cultura, com foco no artesanato, como, por exemplo, para busca de recursos. Além disso há trabalho com formação, gestão e consultoria. “O objetivo é levar conhecimento às pessoas”, segundo os representantes da empresa.

ESTRUTURAÇÃO DO ARTESANATO – A reuniões para a formação da Rede de Cooperação do Artesanato iniciaram em abril e percorreram os 16 municípios lindeiros ao lago de Itaipu, por intermédio do Programa de Governança, Inovação e Inteligência para Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu (PGR), pelo eixo ‘inovação’.

FOZ DO IGUAÇU

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.