Serviço de destinação de resíduos da construção civil é lançado em Toledo
O Município de Toledo, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, lançou, na manhã de sexta-feira (28), o serviço de recebimento e destinação de resíduos da construção civil (RCC). O evento ocorreu na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito.
O serviço, que será executado pela Transportes Jomalai Ltda., representada no evento pela sócia Ivanilda Venites Bottoli, é uma iniciativa pioneira no município e visa facilitar a destinação correta de resíduos da construção civil, especialmente para pequenos geradores. Segundo o Decreto nº 1.179/2024, estes terão direito a encaminhamento gratuito de até 2 metros cúbicos de material por ano e por cadastro imobiliário.
Durante o evento, foi apresentado o hotsite www.toledo.pr.gov.br/rcc, desenvolvido pela Secretaria da Administração, por meio do Departamento de Tecnologia da Informação (TI). A página fornecerá todas as informações necessárias sobre o serviço e permitirá que a população faça suas solicitações de maneira prática e rápida.
O prefeito destaca que este lançamento representa uma conquista histórica em relação às políticas públicas para o meio ambiente. “Desde 2021, em conversa que tivemos com o promotor Giovani Ferri sobre destinação de resíduos sólidos. De lá para cá, aperfeiçoamos a coleta de recicláveis e orgânicos e recentemente resolvemos a questão dos volumosos. Dentro das obrigações atinentes ao município, estava faltando a solução para os resíduos da construção civil para os pequenos geradores. Podemos dizer que ‘fechamos o cerco’ e este avanço só foi possível pela convergência de interesses de pessoas competentes e dispostas a encarar os inúmeros desafios que aparecem”, avalia.
Junior manifestou sua satisfação com o lançamento do serviço. “A partir de agora, vamos resolver um gargalo para os pequenos geradores e já estamos conversando com os grandes geradores em busca de uma solução que seja boa para todas as partes”, observa o secretário do Meio Ambiente.
TOLEDO