Rinite: na primavera as crises podem ocorrer com mais frequência
A estação das flores é uma das épocas do ano que pode desencadear crises de rinite alérgica nas pessoas que sofrem desse mal. Neste período, ocorrem registros, principalmente, de rinite sazonal que pode ser causada por alérgenos vegetais que variam de acordo com a estação. Uma das justificativas é a reação a pólen de plantas.
“Eu amo a primavera, mas os cuidados são dobrados neste período”, reforça a analista de sistemas, Fernanda Soares. “Meu filho tem rinite, zelamos a saúde dele o ano inteiro, contudo, é neste período que ele fica mais propício as crises”. Fernanda relata que o filho, Matias, que nas crises, geralmente, o que ele tem é congestão nasal, espirros e já teve registro de conjuntivite.
Para evitar que o filho sofra com a doença, a mãe procura manter a casa limpa e arejada para evitar a proliferação dos ácaros que são agentes que contribuem com o aparecimento da rinite alérgica. “Além disso, procuramos evitar que ele tenha contato com agentes alérgenos, como flores e árvores e incentivamos o uso óculos de sol para diminuir o contato do pólen com os olhos. O Matias tem contato com a natureza, contudo, sempre estamos atentos”, explica ao acrescentar que dentro de casa, a família evita tapetes, pelúcias e ambientes com ar-condicionado.
IDENTIFICAR AS CAUSAS – A enfermeira, Francielle Speratto, explica que é fundamental a pessoa saber os fatores que causam a rinite para que uma crise seja combatida. “Os quadros podem ser de algum tipo de alergia que pode evoluir a partir de uma gripe, por exemplo. Conhecer os agentes causadores ajuda a evitar que aconteça o contato”.
A profissional acrescenta que não é somente o pólen das plantas o responsável pelas rinites sazonais que ocorrem nos meses de setembro a dezembro, neste mesmo período também podem aumentar o número de ácaros e fungos que circulam no ar com as mudanças climáticas.
Da Redação
TOLEDO