Safra: volume de chuva favorece a semeadura
A chuva que chegou no último fim de semana refrescou o clima e animou os produtores que precisavam iniciar o plantio da safra 2021/22. De acordo com a estação meteorológica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), campus Toledo, de sexta-feira (1º) à madrugada de segunda-feira (4), foram registrados cerca 200 milímetros de chuva em Toledo.
Dados dos medidores distribuídos nas propriedade rurais no interior do município apontam que em São Luiz do Oeste foram registrados 236 milímetros de chuva. Na linha Gramado foram registrados 220 milímetros e em Novo Sobradinho choveu cerca de 150 milímetros.
O professor de Agrometeorologia da PUC-PR, campus Toledo, Alexandre Luis Müller, explica que esse grande volume de chuva é considerado normal para a época. “Estamos num período de transição de estação e no início da primavera é comum ter grandes volumes de chuva e com trovoadas como aconteceu no fim de semana”.
Apesar das precipitações, Müller comenta que no decorrer da estação as chuvas poderão reduzir até a chegada do verão. Porém, neste momento, elas foram favoráveis para a conclusão do plantio da soja e do milho. “Algumas regiões mais seca como o distrito de Vila Nova e o município de Assis Chateaubriand foram muito beneficiadas e os produtores estão animados para a semeadura”, complementa.
SAFRA – De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), as estimativas para a safra 2021/22 de soja na Regional de Toledo é de 485 mil hectares e projeção de 1.843.000 toneladas. O técnico do Deral Paulo Oliva explica que cerca de 60% da área já está semeada. “As condições das lavouras são boas e 90% estão em fase de germinação e 10% em fase de desenvolvimento vegetativo”.
Para o milho safra de verão, a área na Regional de Toledo foi atualizada para 4.500 hectares e produtividade estimada é de 40.950 toneladas. Oliva comenta que na semana passada muitos produtores aceleraram o processo de plantio na expectativa da chuva. Com isso, 34% da área destinada ao grão já está semeada com 93% em fase de germinação e 7% em desenvolvimento vegetativo. Toda a área semeada também apresenta boas condições.
“Essa chuva do fim de semana é excelente para a atual fase do milho e da soja. Ela foi abrangente melhorando consideravelmente as condições do solo, da umidade e ajudando nos reservatórios. Em toda região, os medidores apontam precipitação acima de 160 milímetros e isso possibilita ao produtor intensificar os trabalhos no campo e dar sequência ao processo de semeadura”.
PARANÁ – Em todo o estado, o plantio da safra de soja 2021/22 chegou a 7% do total da área estimada, segundo o Boletim Semanal, referente ao período 38/2021. Segundo o último levantamento dos técnicos de campo do Deral, foram semeados por volta de 407 mil hectares. A título de comparação, no mesmo período do ano passado, quando a falta de chuvas já castigava o Estado, a área cultivada era de 154 mil hectares, ou 3% da área estimada à época.
Em relação ao milho de verão, o boletim indica que foram semeados cerca de 262 mil hectares, o que corresponde a 62% da área total prevista para a safra. Nas próximas semanas, a tendência é de um aumento progressivo nos trabalhos de plantio, a depender das condições climáticas. No mesmo período do ano passado, a área semeada era de 146 mil hectares, ou 40% da estimativa total.
Da Redação
TOLEDO
Comentários estão fechados.