Santuário de Londrina propõe aos fieis doação de alimentos como gesto concreto da Quaresma

Em atenção ao tema da Campanha da Fraternidade de 2023, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina, está propondo a todos os fieis que participam de todas as atividades, que tragam 1kg de alimento não perecível, destinados às ações sociais e assistenciais já atendidas pela comunidade. A ação ecoa o tema da CF, “Fraternidade e Fome”, mas, também, o pedido do papa Francisco para que o tempo quaresmal seja de profunda reflexão e consciência da partilha dos bens com os mais necessitados.

“A Quaresma é tempo de reflexão e de mudança e, neste ano, queremos transformar a realidade da fome pela qual passam muitos londrinenses, paranaenses e brasileiros. Por isso, peço a todos que, ao virem participar de alguma atividade no Santuário, lembrem-se dos mais necessitados e tragam um quilo de alimento não perecível”, convoca o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário. De acordo com ele, podem ser alimentos variados, que irão compor cestas básicas, trazidos em missas, reuniões, grupos de oração, grupos de reflexão e atividades pastorais, como a catequese.

Os alimentos arrecadados serão organizados pelos Vicentinos, entre outras pastorais sociais e assistenciais, que irão destinar a famílias necessitadas já cadastradas pelo Santuário, além de outros que necessitem. Pesquisa Vigisan (Inquérito Nacional Sobre Segurança Alimentar no Contexto da Pandemia Covid-19 no Brasil) mostra que, até junho de 2022, quando os dados foram divulgados, o Brasil registrava 33,1 milhões de brasileiros em um contexto de insegurança alimentar, o que significa 15,5% da população total.

Sobre o tema da CF proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o papa Francisco enviou uma mensagem aos católicos. “É meu grande desejo que a reflexão sobre o tema da fome, proposta aos católicos brasileiros durante o tempo quaresmal que se aproxima leve não somente a ações concretas — sem dúvida, necessárias — que venham de modo emergencial em auxílio dos irmãos mais necessitados, mas também gere em todos a consciência de que a partilha dos dons que o Senhor nos concede em sua bondade não pode restringir-se a um momento, a uma campanha, a algumas ações pontuais, mas deve ser uma atitude constante de todos nós, que nos compromete com Cristo presente em todo aquele que passa fome.”

Da Assessoria Fábio Luporini

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.